Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Blumenau terá memorial em homenagem à história gráfica da cidade

Foto: Divulgação/SMC

Por: Milena Natali

11/09/2025 - 10:09 - Atualizada em: 11/09/2025 - 10:56

Blumenau prepara-se para resgatar parte de sua memória cultural com a criação do Memorial da Tipografia, um espaço dedicado à história gráfica do município. O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (SMC), e a Associação dos Amigos do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. O contrato que dá início à iniciativa será assinado na próxima terça-feira (16), às 15h30, no Salão Nobre.

A proposta prevê a restauração de equipamentos gráficos históricos doados à cidade nos anos 1970 por Honorato Tomelin, então proprietário do jornal A Nação. Entre eles, linotipos, tipografias, prensas e diversas ferramentas que marcaram a produção editorial de Blumenau. O maquinário será recuperado no prédio da antiga gráfica, localizado aos fundos da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, que também receberá investimentos para sua requalificação.

Foto: Mariana Girardi/SMC

A expectativa é que, até 2027, o parque gráfico esteja restaurado e pronto para sediar ações culturais e de educação patrimonial, incluindo a retomada da produção artesanal de impressos. Para o secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann, a iniciativa simboliza um divisor de águas na preservação da memória local.
“Há anos planejo este momento e estou muito entusiasmado com a possibilidade de trazer de volta a história gráfica da nossa cidade. Este projeto é um legado que une preservação e cultura”, destacou.

Com o Memorial da Tipografia, Blumenau não apenas protege seu patrimônio material, mas também abre espaço para novas experiências culturais, aproximando a comunidade de sua herança editorial e gráfica.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Milena Natali

Redatora de entretenimento e cotidiano.