A Prefeitura de Joinville iniciou nesta quarta-feira (10) a instalação de cestos de metal em bocas de lobo da cidade. O novo sistema, que vai operar como um projeto-piloto, retém a sujeira e contribui para evitar entupimentos nas tubulações causados por lixo jogado na rua e folhas de árvores.
Os primeiros cestos foram instalados pela Unidade Regional de Obras Leste da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Um no bairro Boa Vista e outro no bairro Jardim Iririú. As estruturas serão implantadas em mais 13 pontos, em todas as regiões da cidade.
Os locais foram mapeados pelas equipes das Unidades Regionais de Obras por serem pontos onde as tubulações precisam de manutenção com maior frequência devido ao entupimento. Nestes locais também ocorrem pontos de alagamentos.
Cestos de metal são feitos sob medida
As caixas coletoras foram construídas pela equipe de servidores da Unidade de Obras da Seinfra. Os cestos são feitos sob medida para cada local mapeado, já que as bocas de lobo não têm uma medida padrão.
“A caixa é feita para coletar os resíduos da rua, para que não vá tudo direto para a tubulação, evitando o entupimento dessas bocas de lobo. Ela também foi projetada para que a retirada desse lixo seja prática”, explica o coordenador da Unidade de Obras da Seinfra, Adelcio Carlos Vieira.
Para limpar as grades coletoras, basta puxar o cesto de metal, retirar os resíduos e depois recolocar a estrutura na boca de lobo.
Esse implemento no sistema de drenagem do município é mais uma ação da Prefeitura na prevenção de alagamentos. A Seinfra também realiza de forma permanente a limpeza de rios e valas, além do uso de ferramentas tecnológicas, como a vídeo inspeção nas tubulações.