Dados apresentados pela Fiesc mostram que, apesar da queda de 19,5% nas exportações para os EUA em agosto, causada pelo tarifaço, o recuo não expõe a fragilidade, mas a capacidade de reação da economia catarinense. Se o principal parceiro comercial impôs barreiras, SC respondeu expandindo mercados: México, Chile e Argentina ampliaram suas compras e sustentaram o crescimento global das vendas externas em 1,54% no mês e 5,9% no acumulado do ano. A lição é clara: depender de um único destino não é sustentável. A diversificação da pauta e a conquista de novos mercados se mostram estratégicas. Produtos como carnes, soja, motores elétricos e papel kraft confirmam a competitividade catarinense, enquanto setores vulneráveis, como madeira e móveis, expõem a urgência de adaptação. Em um cenário internacional de incertezas, SC reafirma sua vocação exportadora com agilidade. É a prova de que o estado sabe transformar barreiras em oportunidades.
Em alta
Entre os principais produtos exportados com alta em agosto estão: carne de aves (+9,9%), soja (+16,1%), motores elétricos (+4,2%), transformadores elétricos (+28,7%) e papel kraft não revestido (+34,4%). Carne suína (-6,2%) e partes de motor (-42,7%) registram quedas. Apesar de tudo, os EUA seguem como principal destino, com a China em segundo lugar.
Em baixa
No setor de madeira e móveis, as exportações de obras de carpintaria para construções caíram 34,9%; as de madeira compensada, 30%; as de outros móveis, 17,2%; e as de madeira serrada, 1%. “É o setor mais vulnerável ao tarifaço, sem perspectivas de solução no curto prazo”, destaca o economista-chefe da Fiesc Pablo Bittencourt.
Emendas
O deputado estadual Mário Motta (PSD) inova na definição de emendas parlamentares. Por meio de edital, abre espaço para entidades, instituições sem fins lucrativos e municípios pleitearem os recursos, escolhidos em processo seletivo, avaliados por banca técnica. Neste ano, 1.305 projetos foram cadastrados. O resultado sairá dia 2 de outubro.
Fechados

Foto: Divulgação/Alex Brasil
A julgar pelas imagens do evento realizado domingo, em Florianópolis, o governador Jorginho Mello está fechado com Bolsonaro. Ao lado de Carlos e Jair Renan, desfilou em carro aberto, no ato de apoio ao pai ex-presidente e contra Lula e o STF. Segundo informações correntes, as pré-candidaturas de Carlos, ao senado por SC; e de Renan; à deputado federal estão mais que confirmadas.