Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Escola Municipal de Joinville recebe doação de 950 guarda-chuvas da Receita Federal

divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

05/09/2025 - 19:09 - Atualizada em: 05/09/2025 - 19:26

Nesta sexta-feira (5), a Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi recebeu cerca de 950 guarda-chuvas doados pela Receita Federal. Os materiais serão distribuídos aos estudantes da unidade escolar para que tenham mais conforto para frequentar as aulas em dias de chuva ou de calor forte.

Os guarda-chuvas são oriundos de apreensões da Receita Federal em operações de repressão em combate aos crimes de descaminho e contrabando.

“São mercadorias originais que ingressaram no país sem pagamento de impostos. E no caso do município de Joinville, fizemos a doação com a intenção de proteger os alunos nessa época chuvosa”, explica o delegado da Receita Federal, Eduardo Antônio Costa.

Segundo o prefeito Adriano Silva, a doação dos materiais é uma ação importante porque são bens que agora estão sendo revertidos para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

“São guarda-chuvas que seriam jogados fora e que hoje serão muito bem utilizados pelos nossos estudantes em dias de chuva”, comenta.

Espetáculo com Mariana Xavier arrecada duas toneladas de alimentos para entidades sociais de Joinville

O secretário de Educação, Diego Calegari, explica que os guarda-chuvas poderão ser importantes para os alunos também na assiduidade na escola.

“Esse material não apenas protege nossos estudantes, como também ajuda a diminuir a infrequência, que acaba aumentando em dias muito chuvosos”, complementa.

Escola é exemplo de projeto com guarda-chuvas

Um dos exemplos de escola da Rede Municipal de Ensino que já desenvolve projetos com guarda-chuvas é a Escola Municipal Professor Aluizius Sehnem, no bairro Espinheiros, onde foi desenvolvido o “Guarda-Chuville”.

A partir de doações da comunidade e de empresas, cada aluno da escola Aluizius Sehnem tem um acessório para se proteger da chuva e do calor forte, contribuindo também para a queda da infrequência escolar. O projeto criado pelo supervisor escolar Reginaldo Rodrigues da Silva conquistou um prêmio nacional em 2023.

Além disso, foi criado um segundo projeto em que guarda-chuvas estragados são transformados em sacolas literárias, usadas pelos alunos para levar para casa os livros emprestados da biblioteca.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).