A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (2), o Projeto de Lei nº 72/2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a aquisição do imóvel pertencente à Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Distrito do Rio Maina (Aperma). O espaço será destinado à instalação do novo Centro de Convivência dos Idosos do distrito.
O projeto prevê o pagamento de indenização à Associação pela desapropriação de uma área de 1.775,38 m², com edificação de 438,93 m², localizada na Avenida dos Imigrantes, avaliada em R$ 2,8 milhões. O objetivo é transformar o local em um espaço de promoção de atividades sociais e culturais voltadas ao bem-estar da população idosa. Para colaborar na compra do imóvel, um aporte foi realizado pela Deputada Federal Geovania de Sá.
O vereador Neto Uggioni (PSDB) foi um dos principais articuladores para viabilizar a negociação entre a entidade e o município. Ele destacou a importância da iniciativa para toda a região.
“Desde o início do ano, o prefeito Vagner Espindola já havia demonstrado o interesse em implantar um Centro de Convivência dos Idosos no Rio Maina, beneficiando toda a região, que reúne mais de 65 mil habitantes. Em fevereiro, iniciamos o diálogo com a Associação e, após diversas reuniões, conseguimos consolidar o acordo que viabiliza a aquisição do imóvel. Com isso, será possível instalar um centro moderno, com cancha de bocha, oficinas e até um projeto futuro de piscina térmica, nos mesmos moldes do que já existe na região da Próspera. É, sem dúvida, um grande presente para a comunidade do Rio Maina”, ressaltou o parlamentar.
De acordo com Uggioni, o pagamento do imóvel será efetuado nos próximos dias e, em seguida, será dada continuidade às obras de finalização da estrutura. A expectativa é de que o novo Centro de Convivência dos Idosos seja inaugurado no início de 2026.
“Depois do Parque dos Imigrantes, do hospital e da Unidade de Pronto Atendimento, o Rio Maina recebe mais um importante investimento para atender a comunidade. É uma grande honra, como vereador representante do distrito, contribuir com essa conquista”, completou.