Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A coragem

Foto: Freepik

Por: Andreia Chiavini

05/09/2025 - 10:09 - Atualizada em: 05/09/2025 - 10:41

A coragem, em qualquer nível de consciência, é o impulso que nos permite evoluir sempre. E foi na pandemia que entendi o que significa isso. No dia 08 de setembro de 2020, em meio às incertezas e todos os medos impostos, abri as portas do Centro Integrado Andréia Chiavini Movimento e Bem Estar.

Na época parecia loucura e acho que foi. Uma loucura misturada com coragem e uma grande vontade de realizar um sonho que caminhava comigo, mas que eu não contava para ninguém. Sempre idealizei um lugar onde o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espirito fossem o maior propósito, onde a doença não fosse o foco principal, mas sim a pessoa e a sua historia de forma individualizada. Olhando para trás, se em 2020, tivéssemos ficado paralisados no caos, diante de todos os desafios, não teríamos aproveitado as oportunidades que vieram com eles.

Nem sempre entendemos o agir de Deus, mas também não precisamos entender, pois ele não nos deve nenhuma explicação. O que cabe a nós é agir corajosamente e seguir o coração, tendo a certeza que é ele mesmo que está a falar. Nós não tínhamos certeza que daria certo, andamos no escuro, abertos para o que estava por vir, talvez escutando a intuição, seguindo os sinais. Mas sem a coragem, não existe crescimento e desenvolvimento. E foi isso que me moveu nesses 5 anos de casa nova.

O desafio é diário e o processo é longo, mas a cada dia se torna mais leve, mais certeiro e verdadeiro. Eu sempre penso, e se eu não tivesse tentado? Nada do que eu vivi teria acontecido, o Centro Integrado não teria nascido e nem tido vida. Nenhuma historia de superação já presenciada por mim e minha equipe seria contada, seriam apenas páginas em branco. Se tivesse dado errado, eu ficaria frustrada com certeza, mas eu não carregaria a culpa de não ter tentado.

Conto isso, porque, na vida todos nós temos algum tipo de limitação, que pode ser física, emocional ou mental. Mas muitas limitações somos nós que impomos, seja por medo, por falta de vontade, por falta de fé, por falta de ação, mas elas estão aí e precisamos lidar com elas. Isso dá-nos duas opções, ou agimos como vítimas e deixamo-nos levar por um sentimento de impotência, ou então começamos desde já a transformar todo o sentimento de dor e medo em motivação para agir, sermos melhores e para superarmos qualquer que seja o obstáculo.

Todos nós passamos por diversos momentos desafiadores durante a nossa vida e, muitas vezes, chegamos até mesmo a acreditar que não somos suficientemente bons para lidar com eles. A verdade é que muitas vezes me faltou a coragem para acreditar no meu verdadeiro potencial. Eu tive a sorte de ter tido um marido que sonhou o meu sonho e me conduziu para frente. Mostrou-me que temos uma força incrível dentro de nós, precisamos apenas encontrá-la para começar a sentir essa segurança que vem naturalmente e passarmos a agir de acordo com a nossa própria capacidade.

Buscando aprender, melhorar e aprimorar. Eu tive muito mais medo do que coragem, pois tudo podia dar errado e ficar ainda pior. No entanto, aprendi a lidar e assumir o comando das reações que provém das emoções. O medo vai sempre estar ali, mas o que vai importar é agir de forma consciente e não permitir que ele trave o seu caminho, mesmo quando estiver escuro. É nisso que reside à coragem.

Começar um empreendimento, entrar num novo relacionamento, mudar de casa ou de vida, procurar outro emprego, iniciar um projeto, comprar um imóvel, mudar um comportamento, fazer um tratamento de saúde, dar um basta na dor que sente há anos, seja o que for para mudar é preciso movimentar-se, tomar a decisão e encarar. Sem o primeiro passo as coisas ficam muito menos fáceis. O melhor caminho sempre vai ser canalizar as suas emoções para se superar e descobrir o que de melhor tem para oferecer ao mundo e a si mesmo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Andreia Chiavini

Fisioterapeuta especialista em Fisiologista do Exercício e Certificada em Pilates, TRX e RPG. Crefito: 77269-F.