Como parte dos esforços da Cidade do Cabo (África do Sul), para restaurar a saúde ambiental da Lagoa Milnerton, a modernização de R5,2 bilhões da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Potsdam (WWTW) está em andamento. Quando concluída, a instalação mais do que dobrará sua capacidade diária de tratamento — de 47 milhões para 100 milhões de litros de efluentes tratados — atendendo às crescentes demandas da população em expansão da cidade.

A WEG foi selecionada para fornecer soluções críticas de motores em toda a planta modernizada. Em parceria com a PCI Africa, empresa especializada em tratamento de água e efluentes, a WEG entregou uma ampla gama de motores de alto desempenho instalados nos sistemas de tratamento primário, desidratação e reuso terciário.

Todos os motores foram especificados e fornecidos com recursos aprimorados para atender às exigentes condições do local. Entre eles: sensores de temperatura duplos PT100 por fase, resistências de aquecimento, caixas de ligação auxiliares para acessórios, escovas de aterramento no eixo e componentes de aço inoxidável resistentes à corrosão. Os motores também receberam revestimento epóxi com classificação C5 e componentes codificados por cores para facilitar a identificação visual durante operação e manutenção.

Na planta de desidratação, a WEG forneceu motores para mistura de lodo, circulação do anel principal, manejo do filtrado e reciclagem de lodo ativado, variando de 11 kW a 37 kW. Para o processo de tratamento primário, o fornecimento incluiu motores de até 55 kW que acionam bombas de lodo, de alimentação de prensa e de recirculação. No sistema de reuso terciário, motores de maior capacidade — de até 315 kW — acionam bombas de ultrafiltração que apoiam o reaproveitamento da água tratada.

O escopo da WEG foi além do contrato com a PCI Africa, com fornecimento adicional de motores em parceria com a Tri-Com Africa para a Estação de Bombeamento de Reuso MBR. Essa instalação distribuirá, em breve, efluente tratado de alta qualidade. Também foram fornecidos motores de média tensão para essa aplicação, além de unidades específicas entregues à Howden Africa para sistemas de compressores.

Este projeto reforça a contribuição da WEG para o desenvolvimento de infraestrutura resiliente e energeticamente eficiente no setor de água da África do Sul. A presença local da empresa garantiu estreita coordenação com os parceiros do projeto, apoiando uma entrega ágil, alinhamento técnico e desempenho de longo prazo.