A Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), com sede em Jaraguá do Sul, foi oficialmente declarada de utilidade pública estadual. O reconhecimento foi sancionado nesta semana pelo governador Jorginho Mello, após aprovação do projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB).
Fundada há quase 40 anos, a ACSTVI reúne atualmente 17 sociedades, clubes e associações de tiro esportivo, representando mais de 600 atiradores. Além de preservar e valorizar tradições germânicas na região, a entidade é uma das principais organizadoras da Schützenfest, considerada a maior festa de atiradores do Brasil, que em 2025 chega à sua 35ª edição.
“O reconhecimento é fruto de um trabalho árduo e constante em prol do fortalecimento dos clubes e sociedades de tiro, fomentando a cultura trazida pelos colonizadores germânicos”, destacou o deputado Vicente Caropreso.

Foto: Divulgação
O título de utilidade pública permite que a associação participe de editais, receba recursos estaduais e tenha acesso a outros benefícios, consolidando sua importância cultural e social para o Vale do Itapocu.