Brincando se diz a verdade? Mais das vezes. Brincando, falamos ou sobre um remédio para ser “tomado” ou um veneno para nos tirar do páreo. Mas precisamos ter bem claro na cabeça que os “remédios” de que mais precisamos não estão na farmácia, estão nos porões dos nossos pensamentos ou intuições. A intuição é um conhecimento natural dos humanos, não é preciso escola, riquezas, nada. Todos sabemos quando algo é bom ou não. Mais das vezes, fingimos não ver as diferenças. Gonçalves Dias, poeta e dramaturgo (1823/1864) escreveu um poema intitulado “Canção do Tamoio” que é uma lição de poucas palavras que nos resume nossas vidas. Ele disse que – “A vida é luta renhida, que aos fracos abate, e aos fortes, só faz exaltar”. Pensemos. A vida é um luta, uma guerra, vivemos cercados de “inimigos”, mais das vezes gente “boa”, amigos, conhecidos, familiares, porém… É preciso abrir o olho e construirmos a nossa casamata. Essa casamata tem que ser nossas defesas para um bom ataque. E o ataque, para uma vida melhor, mais leve, com menos vaidades, tem que vir de um amor. Um amor/propósito, uma causa que nos faça respirar a vida do nosso modo e por nós mesmos. Hipócrates (460/370 a.C) dizia que – “O melhor caminho para uma vida longa é o trabalho”. Essa frase jogada ali na esquina vai ser estraçalhada pelos desleixados que trabalham só pelo dinheiro. E que ninguém me venha dizer que – era só que faltava, trabalhar de graça! Ninguém disse isso. Só que estamos num momento em que muitos casamentos são por interesses, muitos entram na política só para salvar suas peles, nada de princípios éticos e preocupações sociais… Penso que ninguém quer morrer cedo, pois não? Sim, mas vão fazer o que na velhice os que passaram pela vida mandando o trabalho às favas? Ociosidade mata mais cedo, provoca incontáveis doenças, sofrimentos. O “amor”, não o amor físico, por ela ou por ele, mas um amor mais alto, um amor existencial por uma causa, quem o tem? Meia dúzia. Filósofos milenares diziam que – “A cada novo dia temos que ter uma nova vida diante de nós…”! Perderam tempo. A maioria não sabe se vai para a esquerda ou para a direita. Linha reta, perdidos!
VIDA
A vida que levamos é pura responsabilidade nossa. Nascemos trazendo para a nossa vida o amor e o ódio, o certo e o errado, queiramos ou não. Escolher um dos dois é o nosso jogo da existência o tempo todo. Então, é hora de acordarmos e pararmos de jogar aos outros as nossas agruras na vida. Seja para o que for, há uma saída. E o primeiro passo para uma vida melhor é tirarmos a venda dos nossos olhos. Fingimos não ver, não saber…
TEMPOS
Cansativo, mas… De fato, não há nada de novo abaixo do sol. Remexendo meus arquivos, recortes de jornais, encontrei uma frase publicada no ano de 2001, esta: – “Há uma adultização precoce das crianças e um prolongamento da infância”. Frase de 2001… Crianças cada vez “adultizadas” mais cedo e milhões de desnorteados crescidos agindo com crianças. É só abrirmos a janela e olhar lá fora. Ou buscarmos um espelho…
FALTA DIZER
O mundo “lá fora” está pegando fogo? Culpa dos que criaram esse fogo, mas nós podemos criar a nossa paz. Você recebe um bom salário em seu trabalho? Esse salário é muito pessoal. Falo do salário emocional, o melhor de todos e que depende só de nós, basta casarmos por amor com nosso trabalho.