Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Imprensa internacional destaca julgamento de Bolsonaro

Foto: Arquivo/PR

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/09/2025 - 15:09

Grandes jornais e agências pelo mundo estão dando destaque ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (por acusações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022), que começa no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (2).

A maioria mencionou as decisões do governo do presidente americano, Donald Trump, relacionadas ao caso, como a tarifa de 50% na importação de produtos brasileiros, a revogação de vistos de ministros do STF e a imposição de sanções econômicas, via Lei Magnitsky, a Alexandre de Moraes, relator do processo.

“O caso ganhou atenção global depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, o denunciou como uma ‘caça às bruxas’ contra seu aliado e retaliou impondo uma tarifa de 50% sobre muitos produtos brasileiros”, escreveu a agência britânica Reuters.

O jornal francês Le Monde foi na mesma linha. “O julgamento criou uma profunda divisão entre [o presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] e o presidente dos EUA, Donald Trump, que criticou o indiciamento do seu aliado Bolsonaro como uma ‘caça às bruxas’ e puniu os responsáveis ​​por colocá-lo no banco dos réus”, disse o periódico, em referências às medidas de Washington contra Moraes e outros juízes do STF.

O jornal americano The New York Times publicou no domingo (31) uma grande reportagem sobre o julgamento e entrevistou apoiadores de Bolsonaro que se posicionaram em frente à residência do ex-presidente em Brasília.

“Com os olhos fechados, eles pediram um milagre para salvar Bolsonaro. Para muitos, esse milagre são os Estados Unidos, disse Ana Vasconcelos, funcionária pública aposentada de 63 anos. ‘Se Trump realmente nos ajudar, as coisas vão dar certo’, disse ela. ‘Muitas pessoas têm muita esperança’”, reportou o jornal nova-iorquino.

O The Washington Post foi numa linha parecida com a da revista inglesa The Economist, que na semana passada, em um artigo de capa, afirmou que o julgamento de Bolsonaro “oferece aos Estados Unidos uma lição de maturidade democrática”.

“Desde a sua fundação, o espectro do autoritarismo paira sobre o Brasil. O país sofreu mais de uma dúzia de tentativas de golpe e passou décadas sob ditaduras. Mas ninguém na história brasileira — nem general nem político — jamais foi julgado em um tribunal por subverter a vontade do povo. Até agora”, afirmou o Washington Post, que alegou que “o Brasil confronta Trump e seu passado autoritário” no julgamento.

Já o jornal argentino La Nacion destacou a promessa feita no fim de semana pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de que seu primeiro ato de governo será dar indulto a Bolsonaro caso seja eleito presidente em 2026.

“Freitas já defendeu o perdão a Bolsonaro em eventos com empresários, fazendeiros e banqueiros. Aliás, ele acredita que qualquer novo presidente de centro-direita concederia perdão a Bolsonaro por ser ‘um fator de pacificação’”, afirmou o La Nacion.

* Com informações da Gazeta do Povo.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.