A possível candidatura de Carlos Bolsonaro (PL) ao Senado por Santa Catarina escancara uma contradição entre a estratégia política da família e a receptividade local. Embora tenha recebido alguns aplausos em sua recente visita a um shopping da Grande Florianópolis, as vaias e a rejeição de setores importantes, como a Fiesc, evidenciam que sua presença divide opiniões. O problema maior, porém, é como o vereador carioca escolhe enxergar apenas os sinais positivos, ignorando críticas legítimas de uma sociedade que valoriza a independência política e identidade regional. Sua postagem enigmática nas redes sociais, em que relativiza o entendimento dos que o contestam, reforça a postura de desconexão com o eleitorado. SC não é terreno neutro para aventuras políticas importadas; exige respeito à sua história, economia e diversidade. Se insistir em desprezar a resistência local, Carlos Bolsonaro pode transformar a tentativa de expansão do clã em mais um capítulo de desgaste, ao invés de conquista.
Corrupção
Destaque da Semana Estadual de Combate à Corrupção, promovido pelo MPSC e pela Alesc, o professor Clóvis de Barros Filho destacou: “Aqueles que se envolvem em corrupção não são quaisquer. Precisam estar em certo exercício de poder cuja instância deliberativa tem grande valor. É uma relação em que todo mundo perde, a não ser a dupla que corrompe.”
Bananas
O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) cobrou respeito do governo federal aos bananicultores de SC. “Vamos sofrer com a importação de bananas do Equador”. O apelo é em defesa dos cultivadores de Corupá, Garuva, Guaramirim, Luiz Alves, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder que já sofreram, recentemente, com impactos climáticos.
Parkinson
Avança na Alesc o projeto de lei do deputado Sérgio Guimarães (União), que visa política pública de apoio aos pacientes com a doença de Parkinson no estado. Após ajustes de um substitutivo do relator José Milton Scheffer (PP), a proposta segue para análises de mais três comissões.
Homenagem

Foto: Divulgação/MPSC
A Procuradora-Geral de Justiça do MPSC, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, recebeu na terça-feira a homenagem de Amiga do Programa “Educando Cidadãos”, em reconhecimento à trajetória de Vanessa. Ela recebeu uma placa com o título de Amiga do Educando Cidadãos, entregue pelo presidente da Alesc, deputado Júlio Garcia; e pelo deputado Mário Motta.