Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Deputado Dr. Vicente Caropreso homenageia Apae de Guaramirim pelos 40 anos de história

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

28/08/2025 - 05:08 - Atualizada em: 28/08/2025 - 06:07

Na última semana, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Assembleia de Santa Catarina, participou do 1º Café Laranja e das comemorações pelos 40 anos da Apae de Guaramirim.

Na ocasião, o parlamentar entregou Moção de aplauso pelo importante trabalho que a instituição realiza junto à comunidade e às pessoas com deficiência. “As Apaes sobrevivem de seus pais, irmãos, amigos, diretoria, voluntários e simpatizantes da causa. Do espírito voluntário. Eu, como apaeano, venho defendendo e auxiliando as Apaes, fazendo a minha parte, porque acredito na importância e na diferença que este movimento causa na sociedade. E nós temos aqui um exemplo, uma instituição maravilhosa como essa que tem dado conta do recado e ajudado muito a população de Guaramirim”, destacou o parlamentar.

Fundada em 08 de julho de 1985, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaramirim iniciou suas atividades em abril do ano seguinte atendendo 18 alunos. Hoje atende mais de 230 educandos com deficiência intelectual/múltipla e Transtorno do Espectro Autista.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Alesc aprova moção de Lunelli contra importação de banana do Equador

A Alesc aprovou, nesta terça-feira (26), moção de autoria do deputado Antídio Lunelli, que manifesta repúdio à decisão do Governo Federal de autorizar a retomada da importação de banana oriunda do Equador. O parlamentar ressaltou que a medida coloca em risco a produção nacional, a segurança alimentar e ameaça o sustento de milhares de famílias agricultoras.

Em seu pronunciamento no plenário, Lunelli lembrou que o Brasil é autossuficiente na produção de banana, com mais de 6,6 milhões de toneladas produzidas por ano. Só Santa Catarina produz 730 mil toneladas anuais e tem cerca de 30 mil famílias envolvidas diretamente na atividade. “Não há justificativa econômica para importar banana. O que essa decisão traz é risco fitossanitário e ameaça concreta de pragas que podem destruir plantações inteiras, como o Fusarium TR4, conhecido como Mal do Panamá”, alertou o deputado.

O parlamentar reforçou que a mobilização é fundamental para proteger um setor que garante emprego, renda e desenvolvimento econômico para diversas regiões catarinenses. “Essa luta não é apenas dos bananicultores, é de todos nós. Estamos defendendo a soberania alimentar, a economia catarinense e o produtor brasileiro. Precisamos estar unidos e mobilizados para evitar esse retrocesso”, afirmou Lunelli.

Encaminhamentos

A moção será enviada ao Presidente da República, ao Ministro da Agricultura e Pecuária, aos presidentes da Câmara e do Senado e ao Fórum Parlamentar Catarinense, cobrando a revogação imediata da autorização de importação. “O recado de Santa Catarina é claro: estaremos sempre ao lado de quem produz e move a economia do nosso estado e do nosso país”, concluiu o deputado.

………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

CURTA

Tecnologia a serviço da população. A Prefeitura de Guaramirim lançou oficialmente nesta quarta-feira (27) o aplicativo “Guaramirim na Mão”, uma nova ferramenta que coloca diversos serviços municipais ao alcance do cidadão, de forma simples e rápida. Com o aplicativo, os moradores podem registrar ocorrências como problemas na iluminação pública e abastecimento de água, acompanhar filas de especialidades na saúde, acessar o Espaço Pet, onde estão disponíveis animais para adoção e o cadastro na castração gratuita, além de realizar matrículas ou rematrícula, emissão de guias e documentos, entre outros serviços.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.