Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fortalecimento do apoio a mulheres vítimas de violência é tema de audiência pública em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Por: Áurea Arendartchuk

26/08/2025 - 05:08 - Atualizada em: 26/08/2025 - 05:52

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul realiza nesta terça-feira (26), às 19h, audiência pública para discutir a rede de atendimento a mulheres vítimas de violência na cidade. O evento acontece no Centro de Convivência que fica dentro do Parque Municipal de Eventos, na Barra do Rio Molha. A entrada é gratuita e a população é convidada para participar.

A audiência surge como resposta aos crescentes índices de violência na cidade. Entre janeiro e maio de 2025, foram registradas 295 ocorrências, incluindo ameaças, lesões corporais, violência psicológica e descumprimento de medidas protetivas. O debate buscará identificar lacunas e necessidades no atendimento às vítimas, reforçando que a violência contra a mulher não é apenas um problema individual, mas uma questão que afeta toda a sociedade.

Durante o evento, serão abordados temas cruciais como os fluxos de encaminhamento em casos de urgência, carências nos órgãos de proteção, e a melhoria da comunicação e atendimento às vítimas. O debate contará com a presença de autoridades e representantes de entidades.

Tema também será debatido em Brasília

O aumento dos feminicídios e as falhas no enfrentamento da violência doméstica serão os temas de uma sessão temática no Senado nesta terça. A sessão tem o objetivo de discutir as causas da violência contra a mulher e apontar soluções para reduzir os crimes e fortalecer a rede de proteção às vítimas.

O Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que 36,6% dos homicídios de mulheres em 2022 foram classificados como feminicídios — mais de 1,3 mil vítimas naquele ano. Enquanto a maioria dos homens assassinados são mortos nas ruas, as mulheres sofrem a violência letal principalmente dentro de casa.

Direitos da pessoa com deficiência

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza dois seminários, na quarta (27) e na sexta-feira (29) com colaboração da Escola do Legislativo, e em parceria com a Federação das Apaes de SC. O 7º Seminário Estadual de Prevenção e Saúde, é voltado à promoção da saúde da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, na quarta-feira (27), na Alesc, é de iniciativa do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Pela mesma comissão será realizado ainda o “Seminário Inclusão sem barreiras: Construindo equidade para todos”, na sexta-feira (29), em São Ludgero. A iniciativa é do deputado Camilo Martins (Podemos).

 

Ciclofaixas

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu recentemente uma série de indicações que buscam a implantação de ciclofaixas em bairros de Jaraguá do Sul. Os pedidos contemplam áreas da cidade como Três Rios do Sul, Três Rios do Norte, Barra do Rio Cerro, Jaraguá 99, Jaraguá 84 e Vila Lenzi. As indicações seguem para análise do Executivo Municipal, que pode deliberar sobre a implantação das ciclofaixas e encaminhar os pedidos para as secretarias responsáveis.

Proteção

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria regras para a proteção de crianças e adolescentes quanto ao uso de aplicativos, jogos eletrônicos, redes sociais e programas de computador. A proposta prevê obrigações para os fornecedores e controle de acesso por parte de pais e responsáveis. De autoria do Senado, o projeto de lei foi aprovado com mudanças feitas pelos deputados, por isso, o texto volta ao Senado para nova votação.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.