Liberada a autorização para abertura e fechamento de contas bancárias pela internet

Por: Elissandro Sutil

26/04/2016 - 10:04 - Atualizada em: 26/04/2016 - 10:28

Cansou de tomar chá de cadeira para abrir ou fechar conta em banco? Relaxa, as coisas estão prestes a mudar!

Não será mais necessário ir pessoalmente a uma agência bancária, como era exigido até agora. O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que pessoas físicas abram e fechem contas correntes pela internet. A informação foi divulgada pelo Banco Central na segunda-feira (25).

Por enquanto o serviço é opcional e já pode ser oferecido pelos bancos, desde que eles disponham de mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes.

A identificação do correntista poderá ser feita, por exemplo, por meio de reconhecimento de imagem e de voz. Os bancos também podem solicitar uma fotografia, ou, ainda, exigir o uso do certificado digital.

“Têm mecanismos de tecnologia que permitem várias checagens além do contato presencial”, explicou a chefe do Departamento de Normas do BC, Silvia Marques. Ela ressaltou que esses mecanismos poderão, inclusive, dificultar a ocorrência de fraudes.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que “as instituições financeiras irão analisar a norma para se adequar e estabelecer os procedimentos e controles para garantir integridade, autenticidade, confidencialidade e segurança das informações e documentos eletrônicos exigidos no processo.”

Fonte: G1
Foto: Divulgação