Uma indicação que pede a transformação da Rua Onélia Horst, no bairro Vila Lenzi, em via de mão única esteve na pauta da sessão dessa quinta-feira (21) na Câmara de Jaraguá do Sul. O texto lista uma série de problemas que acontecem na via, e aponta para a segurança viária como justificativa para a medida.
A autoria é do vereador Professor Fernando Alflen (PL). Ele indica no texto que a rua conta com congestionamentos frequentes nos dois sentidos, especialmente durante os horários de pico, e estreitamento da via, que dificulta a circulação de veículos nas duas faixas. Isso ocorre principalmente quando trafegam ônibus, caminhões e veículos de emergência.

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
Além disso, o parlamentar também argumenta que isso acarreta em um alto risco de acidentes, também por conta da falta de visibilidade em curvas ou cruzamentos, recuos para estacionamento e manobras perigosas de ultrapassagem. A divisão de espaço entre veículos e pedestre, em especial pela proximidade com pontos de comércio, escolas e áreas residenciais, também apresenta um fator de risco.
“A adoção de sentido único permitirá maior organização do fluxo veicular, reduzindo congestionamentos e tempos de espera, melhor aproveitamento do espaço viário, com possibilidade de criação de vagas de estacionamento em um dos lados da via e aumento da segurança para motoristas, ciclistas e pedestres”, garante Alflen no texto.
A medida, se implementada, valeria para o trecho entre a Unidade Básica de Saúde Dr. Erich Kaufmann até o Cemitério Municipal Vila Lenzi. Agora, a indicação será encaminhada para a Prefeitura, que fará a análise da proposta, assim como os custos envolvidos para sua implementação.