A instalação de placas solares e iluminação nas paradas de ônibus é a sugestão de uma indicação que esteve na pauta da sessão dessa quinta (21) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. A matéria enfatiza que, em muitas paradas da cidade, os locais ficam com pouca iluminação durante a noite, comprometendo a segurança dos usuários do transporte público.
“A instalação de placas solares com foco de luz nos abrigos de ônibus resolve esse problema de forma sustentável e inovadora”, sustenta a autora da indicação, a vereadora Sirley Maria Schappo (Novo). O sistema, que contaria com placas fotovoltaicas, garantiria a iluminação autônoma e contínua, independente da rede elétrica pública.

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul
Além disso, a medida reduziria gastos com energia e manutenção. A autora defende que a proposta se alinha às diretrizes do Marco Legal da Geração Distribuída (lei nº 14.300/2022), demonstrando o compromisso do município com a energia sustentável.
Em diversos pontos de ônibus da cidade, a iluminação de postes próximos não é suficiente, e os usuários da rede de transporte dependem da luz difusa do trânsito. O documento é endereçado ao Executivo Municipal, que agora realizará estudos para implantação da proposta.