Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Audiência Pública vai debater atendimento a mulheres vítimas de violência em Jaraguá do Sul

Foto: Freepik

Por: Áurea Arendartchuk

22/08/2025 - 05:08 - Atualizada em: 22/08/2025 - 05:46

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul promove, na próxima terça-feira (26), às 19h, uma audiência pública para discutir ações de proteção às mulheres na cidade. O evento, que tem como tema “Rede de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência em Jaraguá do Sul”, acontece no Centro de Convivência que fica dentro do Parque Municipal de Eventos. O debate é aberto à população. Autoridades e representantes da sociedade civil participarão do debate.

Natália Lúcia Petry (MDB), vereadora e procuradora da mulher, destaca que a violência contra a mulher não é apenas um problema individual, mas uma questão que afeta toda a sociedade. A iniciativa tem como objetivo principal promover um espaço de diálogo e conscientização, identificando as lacunas e necessidades no atendimento às vítimas. Ela destaca ainda que a ideia é reunir todas as frentes que compõem a rede de proteção, desde a polícia e o judiciário até a assistência social e a saúde, para traçar estratégias conjuntas e mais eficazes.

Temas como fluxos de encaminhamento em casos de urgência, carências nos órgãos de proteção, comunicação e atendimento médico para as vítimas são alguns dos tópicos que serão discutidos. A audiência serve para reflexão e discussão sobre os altos índices registrados nos casos de violência contra a mulher na cidade: somente entre janeiro e maio de 2025, 295 ocorrências foram registradas, envolvendo ameaças, lesões corporais, cárcere privado, violência psicológica, perseguição, estupro e descumprimento de medidas protetivas.

A ação também buscará definir subsídios para a criação de novas leis e campanhas em Jaraguá do Sul.

Historiador Ademir Pfiffer recebe homenagem da Câmara jaraguaense

O Legislativo jaraguaense aprovou e entregou, terça-feira (19), moção que reconhece os feitos do historiador Ademir Pfiffer para a preservação da história de Jaraguá do Sul. A moção também destaca sua trajetória como professor em diversas unidades de ensino do município e da região. De autoria do vereador Fernando Alflen (PL), a moção aponta para as contribuições de Pfiffer, que assumiu o cargo de historiador na Prefeitura de Jaraguá do Sul em 2001.

A concessão da honraria foi feita no Dia Nacional do Historiador, comemorado anualmente em 19 de agosto. Atualmente, Pfiffer prepara publicações que resgatam temas de valor histórico para a região, como a participação catarinense na FEB (Força Expedicionária Brasileira, divisão militar que lutou na 2ª Guerra Mundial) e a identidade local.

Ademir Pfiffer no centro da foto ao lado do vereador Fernando Alflen com a moção em mãos | Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul

Novos bancos

A Câmara de Jaraguá do Sul recebeu indicação legislativa para a instalação de novos bancos no Parque Linear Via Verde. A proposta de autoria do vereador Charles Salvador (PSDB) tem como objetivo melhorar a acessibilidade e o conforto para os frequentadores, especialmente idosos e pessoas com deficiência, que muitas vezes encontram dificuldade em se acomodar no gramado. Atualmente, a maioria dos bancos está concentrada em áreas de lazer, mas a proposta sugere a distribuição de novos assentos em pontos estratégicos ao longo de toda a sua extensão, garantindo que o espaço seja usufruído por todos.

Prata da Casa

Projeto que prevê a obrigatoriedade da presença de artistas guaramirenses na abertura de eventos musicais realizados com financiamento (total ou parcial) de recursos públicos em Guaramirim, foi aprovado em primeiro turno na sessão de terça-feira (19) na Câmara do município. De autoria do vereador Emerson Flores (PSD), o projeto prevê que a seleção destes artistas será feita por meio de chamamento público pela Prefeitura com as devidas comprovações de residência na cidade e da apresentação do portfólio artístico. Para Emerson, o projeto valoriza a cultura de Guaramirim. O projeto que está sendo chamado de lei ‘Prata de Casa’.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.