Coordenador da União Progressista em Santa Catarina, o deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil) foi claro e objetivo: a Federação, fruto da junção entre União Brasil e PP, não terá candidato ao governo do estado e vai focar suas energias na reeleição do senador Esperidião Amin (PP), seja numa composição com o governador Jorginho Mello (PL) ou nos braços do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). A União Progressista nasce forte no estado: são 62 prefeitos, 74 vice-prefeitos, 609 vereadores, 6 deputados estaduais, 1 deputado federal e 1 senador. Não há hipótese de Amin sair candidato a deputado federal para que as duas vagas ao senado fiquem com o PL, numa chapa dos sonhos do governador catarinense. “Chance zero”, cravou Schiochet, que deixa clara a posição da Federação em SC. Dessa forma, Jorginho Mello precisará bater de frente com o clã Bolsonaro que deseja ver o filho 02, Carlos, como um dos postulantes na majoritária. A ver os próximos capítulos, mas as melancias começam a se assentar.
Presidência
Na reunião da União Progressista na última terça-feira, em Brasília, foi batido o martelo: não haverá vaidade e quem estiver melhor nas pesquisas, no tempo certo, será o candidato da Federação à presidência da República. Estavam no encontro Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás; e Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo.
Fiesc
A nova diretoria da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) será empossada nesta sexta-feira, em cerimônia na sede da entidade. O evento, exclusivo para convidados, terá início às 19h e ter[a transmissão ao vivo pelo YouTube. A Fiesc será liderada pelo industrial Gilberto Seleme, de Caçador, com André Odebrecht, de Rio do Sul, como vice-presidente.
Genéticos
Durante audiência pública na Alesc, que debateu políticas de atenção às pessoas com câncer em SV, o deputado Neodi Saretta (PT) defendeu a necessidade de ampliar o acesso no sistema público de saúde a exames de prevenção e diagnóstico precoce, inclusive testes genéticos, especialmente para mulheres. Ele fez uma indicação ao governo do estado neste sentido.
Porto SFS

Foto: Divulgação/Porto SFS
O Porto de São Francisco do Sul foi premiado na cerimônia ‘Portos + Brasil’, na categoria “Melhores notas do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (Igap)”, ficando em 3º lugar entre os 35 portos públicos do país. A premiação do governo federal é considerada o “Oscar dos Portos”. Para o presidente Cleverton Vieira, o prêmio reconhece a eficiência portuária.