Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Duas Rodas é reconhecida pelo 10º ano como uma das empresas mais inovadoras do Brasil no Prêmio Valor Inovação

Foto: Divulgação/Duas Rodas

Por: Pedro Leal

20/08/2025 - 17:08 - Atualizada em: 20/08/2025 - 17:53

A multinacional brasileira Duas Rodas, maior fabricante de aromas, extratos, essências e outros ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas da América Latina, foi reconhecida, pelo décimo ano, como uma das empresas mais inovadoras do país no Prêmio Valor Inovação Brasil 2025, realizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy& (PwC).

Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho

A empresa está entre as cinco mais inovadoras do segmento Alimentos, Bebidas e Ingredientes. Em sua 11ª edição, o levantamento se consolidou como a principal referência em inovação corporativa no Brasil, analisando as empresas sob os pilares de planejamento, execução, resultados e reconhecimento, além de critérios de sustentabilidade e adoção de tecnologias emergentes.

“Este reconhecimento nos inspira a olhar para os próximos 100 anos da Duas Rodas. Nossa missão é transformar ciência e tecnologia em soluções que impactem positivamente a vida das pessoas e fortaleçam a indústria de alimentos e bebidas. A inovação é o elo entre nossa história e o futuro que queremos construir”, diz Rosemeri Francener, presidente-executiva da Duas Rodas.

CNI mantém previsão de alta do PIB em 2,3% mesmo com tarifaço dos EUA

A empresa destina mais de 5% da receita líquida anual para inovação, o que resulta em um portfólio dinâmico: apenas os lançamentos dos últimos 36 meses já respondem por 18% do faturamento. Entre os casos de destaque está o desenvolvimento de extratos botânicos de erva-mate com padronização inédita em ácidos clorogênicos, que superaram a marca de 100 toneladas vendidas globalmente em menos de um ano, ampliando a presença da empresa em mercados de bebidas e suplementos alimentares.

Às vésperas de completar um século de história, a companhia inicia um novo ciclo estratégico de quatro anos com foco em internacionalização, inovação aberta e tecnologias disruptivas. Projetos em andamento envolvem inteligência artificial generativa, machine learning, IoT, big data aplicados desde o P&D até a gestão fabril.

A inovação na Duas Rodas é participativa e envolve colaboradores de diferentes áreas, além do envolvimento direto de clientes e parceiros. O modelo de governança inclui squads multidisciplinares e comitês de inovação, além de KPIs vinculados à remuneração da liderança.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).