Segue até sexta-feira (22), no Espaço Cultural Professor Dolcídio Menel, na Câmara Municipal, a exposição “As leis de Jaraguá do Sul ao lado das mulheres”. O local é aberto ao público e promove a conscientização sobre as principais legislações municipais que asseguram proteção e dignidade às mulheres.
Alguns dos exemplos da mostra são o direito de qualquer mulher de levar acompanhante em consultas médicas e cirurgias. O mesmo vale para parto, pós-parto e casos de internação de bebês. Outro direito destacado na exposição é o das mães amamentarem seus filhos no local de trabalho.
Outra legislação criada em Jaraguá do Sul garante proteção a vítimas de violência com a apresentação de uma letra X, pintada com batom ou outro material, na palma da mão em estabelecimentos comerciais como farmácias. Dessa forma, atendentes e colaboradores acionam as forças de segurança para o devido encaminhamento do caso e a proteção da vítima. A medida é conhecida como “lei do Código Vermelho”.
A exposição faz parte das ações do Legislativo para o “Agosto Lilás”, criado por Lei Federal em 2022 e que busca sensibilizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher. Para o mês, a Câmara também promoverá uma Audiência Pública da Procuradoria da Mulher na próxima terça-feira (26), no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, nas dependências do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.
O Legislativo jaraguaense oferece uma estrutura para acolhimento de mulheres que passam por situações de violência, e auxilia vítimas no encaminhamento dos casos para as autoridades competentes. Os contatos do órgão são:
Contatos da Procuradoria da Mulher:
-
Telefone: (47) 3307-3200
-
WhatsApp: (47) 9 9215-2036
-
E-mail: [email protected]
-
Atendimento presencial: Sede da Câmara Municipal – Rua dos Imigrantes, n° 500, bloco K, bairro Rau, Jaraguá do Sul (anexo à Católica)