Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo exclusivo: ”Não vejo quebra de decoro parlamentar”, diz Schiochet sobre Eduardo Bolsonaro

Divulgação/Fabio Schiochet

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/08/2025 - 14:08 - Atualizada em: 19/08/2025 - 14:26

Presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, o catarinense Fábio Schiochet (União) será o responsável por conduzir o processo de pedido de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por quebra de decoro parlamentar. Em vídeo exclusivo ao OCP News, o parlamentar de Jaraguá do Sul disse não ver quebra de decoro na atuação do seu colega nos Estados Unidos.

“Essas sanções de 50% de taxação sobre os produtos exportados para os Estados Unidos não são fruto da atuação do Eduardo Bolsonaro e sim de uma política externa medíocre que o Brasil vem adotando, enfrentando os EUA e se aliando à China”, declarou.

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo é investigado por obstrução à Justiça e coação no curso de processo judicial no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar se licenciou do cargo e foi para os Estados Unidos, de onde passou a defender sanções contra a economia brasileira e autoridades do país.

O filho do ex-presidente é denunciado por atentar contra a soberania do país ao articular “sanções ao Brasil”, em três representações do PT e uma do PSOL.

“Eu, como presidente do Conselho de Ética, vou tratar o assunto com responsabilidade e sempre defendendo a democracia e o voto popular”, concluiu.

Outros processos

Além do caso de Bolsonaro, Schiochet terá que colocar em pauta outros 20 pedidos para abertura de processos por quebra de decoro parlamentar contra 11 deputados, incluindo quatro representações que solicitam a cassação do mandato.

O despacho para os pedidos de afastamento foi encaminhado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que incluiu outros 10 deputados por quebra de decoro parlamentar: André Janones (Avante-MG); Gustavo Gayer (PL-GO); Lindbergh Farias (PT-RJ); Gilvan da Federal (PL-ES); delegado Éder Mauro (PL-PA); Guilherme Boulos (PSOL-SP); José Medeiros (PL-MT); Sargento Fahur (PSD-PR); Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).

* Com informações da Agência Brasil.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação