Uma embarcação foi apreendida e o proprietário multado em R$ 12,5 mil após ser flagrada perseguindo baleias-francas em Florianópolis. A operação do Ibama e da Polícia Federal ocorreu na última quinta-feira (14), resultado de investigação iniciada após o flagrante feito em 22 de junho.
De acordo com o Ibama, o barco não apenas ultrapassou o limite legal de 100 metros de distância com motor ligado, como também perseguiu os animais. O fotógrafo Eduardo Castro registrou a cena com um drone na Praia do Moçambique, no Norte da Ilha.
Além da multa, o proprietário está proibido de circular com a embarcação até o fim da temporada de reprodução das baleias, que segue até novembro. O barco foi lacrado durante a ação, e a legislação prevê pena de dois a cinco anos de prisão para este tipo de crime ambiental.
O órgão ambiental alerta que o desrespeito às regras pode causar estresse, riscos à vida e prejuízos à reprodução das baleias-francas, espécie que procura o litoral catarinense todos os anos para se reproduzir.