A Secretaria de Saúde de Araquari esclareceu neste fim de semana que é falsa a informação divulgada em redes sociais sobre a existência de 13 carros da saúde parados no estacionamento da Prefeitura enquanto moradores aguardavam transporte.
Segundo a pasta, nenhum dos veículos mostrados nas imagens pertence à Secretaria de Saúde. Na verdade, eram oito carros de outras secretarias que haviam sido devolvidos para a empresa de locação após o encerramento do contrato, a pedido da própria locadora. Os veículos estavam travados e a demora na retirada ocorreu por responsabilidade da empresa, que não conseguiu recolher os automóveis imediatamente.
A Secretaria reforça que outros contratos de locação foram acionados para suprir a demanda de cada área e que nenhum atendimento à população foi prejudicado durante essa transição.
Transporte de pacientes
O município também esclareceu que o Transporte Fora do Domicílio (TFD), previsto em protocolo do Ministério da Saúde para distâncias acima de 50 km, é garantido em Araquari inclusive para cidades mais próximas, como Joinville (25 km), São Francisco do Sul (20 km) e Jaraguá do Sul (41,2 km). Os veículos ainda realizam viagens a cidades mais distantes, como Florianópolis, Brusque, Mafra, Canoinhas e Blumenau.
Em alguns casos, dependendo da necessidade, o transporte é oferecido até mesmo dentro do município. Atualmente, a frota da saúde é composta por 35 veículos, entre próprios e locados, incluindo ambulâncias, carros das UBS, veículos do TFD, Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Combate a Endemias.
Crescimento da demanda
A Secretaria também destacou que o crescimento populacional de Araquari tem pressionado o sistema de saúde. O número de pessoas cadastradas na Atenção Primária saltou de 28.308 em 2018 para 59.040 em abril de 2025. Já o total de atendimentos passou de 51.455 em 2019 para 111.915 em 2024. Somente no primeiro semestre de 2025 já foram contabilizados 69.535 atendimentos.