No período de janeiro a junho de 2025, os agentes comunitários de saúde de Araquari realizaram 175.737 atendimentos e visitaram 62.123 famílias em diferentes bairros do município.
Atuando a pé, de bicicleta ou de carro, os profissionais percorrem a cidade para levar informações e prestar suporte direto à comunidade. Durante as visitas, orientam sobre vacinas, agendamento e retorno de consultas e exames, além de ações de combate à dengue e outras doenças. Também realizam a atualização de dados, como endereço, telefone e cartão do SUS.
Papel essencial na saúde preventiva
Os agentes são responsáveis por acompanhar gestantes, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Além disso, repassam orientações sobre alimentação saudável, saúde mental, prevenção de doenças e incentivo a hábitos saudáveis.
O contato ocorre de diferentes formas: em uma conversa no portão, durante uma visita rápida ou até mesmo com um café oferecido pelos moradores. Em todas as situações, o objetivo é fortalecer o vínculo entre a população e o sistema público de saúde.
Estrutura em Araquari
Atualmente, o município conta com 90 agentes comunitários de saúde, todos devidamente identificados com colete que traz o brasão da cidade. Eles são considerados elo fundamental entre a comunidade e os serviços de saúde oferecidos pela rede pública.