A secretária municipal de Educação Iraci Müller prestou, esta semana, esclarecimentos na Câmara de Vereadores sobre o apoio a alunos com deficiência na rede municipal de Jaraguá do Sul. A participação dela na sessão de quinta-feira (14), ocorreu após a aprovação de um requerimento de autoria do vereador Fernando Alflen (PL).
O pedido foi feito após relatos de pais e educadores que apontaram para uma falta crônica de profissionais de apoio nas salas de aula, além da sobrecarga causada a professores da rede municipal. Além da atribuição de apoio a profissionais com cargos inadequados para a função e baixos salários para as categorias envolvidas.
A secretária Iraci Müller levou aos vereadores dados sobre o estado atual da educação em Jaraguá do Sul, em especial, sobre os recursos e ações voltados para os alunos com deficiência do município. Ela afirmou que a cidade e o país têm observado um aumento expressivo na quantidade de alunos com laudo de deficiência. Iraci comentou a dificuldade para contratação de profissionais de apoio e que essa falta vem desde o início do ano, com várias tentativas feitas por meio de editais para conseguir a contratação, e realmente não é só aqui em Jaraguá do Sul, mas em toda a região.
Os vereadores expressaram preocupação, tendo em vista que o número de profissionais é insuficiente para atender os 1.700 alunos com deficiência matriculados nas unidades municipais. Conforme dados da Educação, hoje Jaraguá do Sul conta com 197 profissionais de apoio escolar na rede; oito intérpretes de Libras; 26 pedagogos especialistas em educação especial, (que atuam no atendimento especializado) e um pedagogo para sala de Libras e equipe multidisciplinar
O vereador Fernando Alflen, que também é professor, disse é preciso resolver a situação da educação especial do município e com qualidade em relação à questão pedagógica desses estudantes, que hoje na rede municipal são prejudicados pela falta de um segundo professor.
A vereadora Sirley Schappo (Novo) argumentou que a destinação de recursos para sanar a defasagem é uma necessidade urgente dentro do orçamento do município.
Paróquia São Sebastião recebe homenagem
Uma moção de aplausos foi conferida, esta semana, pelo Legislativo jaraguaense à Paróquia São Sebastião pelos 113 anos da igreja. A homenagem, que foi proposta pelos vereadores Charles Salvador (PSDB), Jair Pedri (PSD) e Osmair Gadotti (MDB), destaca o papel da comunidade religiosa na história do município. Criada em 1912, a paróquia atualmente é formada pelas comunidades Nossa Senhora Rainha da Paz, São Luiz Gonzaga, São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Matriz, e se estende por diversos bairros do município, como Czerniewicz, Vila Nova, Centro, Boa Vista e São Luís.

Foto: Divulgação
Reconhecimento
O Hospital Jaraguá realiza na segunda-feira (18) uma homenagem de reconhecimento e gratidão ao deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB). A direção do hospital destaca que Dr. Vicente é parceiro essencial na incansável batalha por uma saúde de qualidade.
Nova nomeação em Guaramirim
O prefeito de Guaramirim, Adriano Zimmermann (PL), oficializou a nomeação de Jair Borchardt para o cargo de Diretor de Relações Institucionais e Interpessoais do Hospital Santo Antônio. O novo diretor tem mais de 25 anos de experiência em gestão administrativa, financeira e contábil, aliada a uma trajetória de atuação voluntária e comunitária. Borchardt atuava desde 2017 como gerente administrativo e financeiro na Jamo Equipamentos. Também trabalhou na Wanke, Distribuidora de Alimentos Dequech e Estofados Mannes Ltda.