Uma operação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, da Prefeitura de Florianópolis, apreendeu embarcações como caiaques, pedalinhos e pranchas de stand-up na Ilha do Campeche nesta quarta-feira (13). A ação foi realizada pela Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) com apoio do Departamento Fiscalização de Serviços Públicos.
Os equipamentos foram apreendidos em uma nova vistoria na Ilha do Campeche, onde é proibida a exploração comercial sem a devida autorização de órgãos competentes. As empresas alvo da ação já haviam sido notificadas e receberam aplicação de multas em fiscalizações anteriores pelo exercício irregular da atividade, estando cientes da proibição.
Diante da reincidência, foi necessária a apreensão dos equipamentos – 2 pedalinhos, 4 pranchas de stand up e 4 caiaques. Durante a operação, as empresas não apresentaram nenhum alvará de liberação desse tipo de atividade. Além das embarcações, foi apreendido um cooler com bebidas alcoólicas que eram comercializadas na área – outra prática vedada na Ilha do Campeche.
As regras para visitação à Ilha do Campeche preveem que não é permitido desembarcar passageiros sem autorização, operar transporte sem seguir as regras oficiais de horários (9h às 17h) e quantidade de visitantes. Realizar atividades comerciais ou turísticas sem permissão dos órgãos responsáveis também é proibido.