A diretora da Câmara Municipal de Guaramirim e integrante da coordenação do Programa Vereador Mirim, Cristiane Maria da Rocha, está entre os dez educadores do país selecionados para participar do Projeto Câmara Mirim, que será realizado em outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre as Câmaras Mirins do Norte Catarinense, Guaramirim foi a única contemplada na edição deste ano.
O projeto, que acontece anualmente, reúne professores, coordenadores e estudantes de todo o Brasil para vivenciar uma simulação do processo legislativo federal. Durante dois dias, os participantes mergulham na rotina parlamentar, acompanhando e participando da tramitação de propostas de lei, desde a apresentação até a votação em plenário.
Obras no novo traçado da rua 13 de Maio avançam com realocação de postes em Jaraguá do Sul
Para garantir a vaga, cada educador precisou escrever uma redação sobre um tema definido pela organização. Em 2025, o assunto proposto foi “Como tornar a educação para a democracia mais plural e inclusiva?”. A seleção de Cristiane garante também a possibilidade de levar até 25 estudantes para a capital federal.
Além da escolha dos educadores, o projeto ainda vai selecionar três propostas de lei elaboradas por alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. As ideias, que devem ter alcance nacional, podem ser enviadas até 22 de agosto e serão debatidas durante o evento.
Prefeito de Guaramirim nomeia novos diretores do Procon e do Abrigo Institucional SAICA
Este ano, a participação de Guaramirim também marca as comemorações dos 20 anos do Programa Vereador Mirim na cidade. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, confirmou a autorização para que os 17 vereadores e suplentes mirins participem da viagem a Brasília. Será a sétima participação de Guaramirim no projeto, sendo a quinta de forma presencial.