Uma pequena destilaria de Pomerode foi destaque na Brasil Cup, competição internacional de bebidas que teve os resultados divulgados no sábado (9), em Florianópolis. A Brennstube conquistou quatro medalhas, incluindo a de melhor licor de todo o concurso. Com bebidas de oito países diferentes inscritas, o Brasil Cup é o maior evento do gênero na América Latina.
Dois dos produtos da Brennstube premiados são lançamentos: o licor Brennmeister e a vodka Ground Zero. O Brennmeister recebeu medalha de ouro na categoria de Licores Botânicos e Especiarias. Ele une tradição europeia e excelência artesanal brasileira em pequenos lotes, combinando ervas, raízes e especiarias. Com perfil sensorial complexo e refinado, é apreciado puro e bem gelado ou como base para coquetéis.
A Ground Zero é a primeira vodka da Brennstube, e já nasceu medalhista de prata. Além de bidestilada, ela é filtrada em temperaturas negativas. O resultado é a textura limpa, frescor e sabor cristalino.
Além de medalha de ouro na categoria de licores com Castanhas, Amêndoas e Oleaginosas, o licor Haselnuss ganhou o prêmio The Best of Show, entre todos os licores inscritos no Brasil Spirits Cup, o concurso de destilados do Brasil Cup. A tradicional receita de origem italiana destaca a textura aveludada das avelãs e, além de apreciado puro, pode ser harmonizado com sobremesas.
Brennstube
Fundada pelo alemão radicado no Brasil Andreas Odenthal e pela esposa, a catarinense Jeane Odenthal, a Brennstube tem produção 100% artesanal e em pequenos lotes, com destilação lenta e controle de qualidade individual.
“As premiações são reconhecimento de um trabalho feito com paixão e dedicação a cada garrafa. Trabalhamos muito para fazer bebidas realmente especiais”, comemora Andreas.
A destilaria de Pomerode já coleciona premiações internacionais. Desde 2021, gins e licores da Brennstube receberam seis medalhas na London Spirits Competition, de Londres, e duas no Frankfurt International Trophy, na Alemanha. O Arancello da Brennstube chegou a ser eleito o melhor de toda a competição alemã.
Os produtos da marca catarinense estão disponíveis em pontos de venda em Santa Catarina e pelo site lojabrennstube.com.br
Cervejaria Pomerânia conquista duas medalhas
Dois rótulos da Cervejaria Pomerânia, de Pomerode (SC), foram premiados no Brasil Cup, o maior concurso de bebidas da América Latina. As cervejas Braunbier e Rauchbier receberam medalhas de bronze na premiação anunciada no sábado (9) em Florianópolis. São as primeiras medalhas da microcervejaria, cuja produção de 3 mil litros mensais abastece o restaurante Biergarten Pomerânia, além das duas lojas da marca.
A Pomerânia Braunbier foi reconhecida na categoria de cervejas tradicionais alemãs no estilo Bock. A receita exclusiva é inspirada na Kniesenac, cerveja encorpada típica da região da Pomerânia, com 7% de teor alcoólico, mas de baixo amargor.

Fundada em 2016, a Pomerânia é uma microcervejaria que celebra as tradições alemãs de produção, com técnicas 100% artesanais | Foto: Divulgação
A Pomerânia Rauchbier concorreu na categoria Bamberg-Style Maerzen Rauchbier. É um estilo tradicional de cerveja da cidade de Bamberg, na Baviera, feita com maltes defumados. No aroma e no sabor, o destaque fica por conta das notas de defumados e embutidos.
“Enviamos apenas cinco amostras e voltamos com duas medalhas, estamos muito felizes. Esse reconhecimento estimula o nosso trabalho de melhoria constante”, avalia Sivonei Fucks, mestre-cervejeiro da Pomerânia.
Fundada em 2016, a Pomerânia é uma microcervejaria que celebra as tradições alemãs de produção, com técnicas 100% artesanais. São cinco tipos de cerveja produzidas com puro malte alemão na fábrica localizada em Pomerode: Pilsen, Braunbier, Festbier, Rauchbier e Weizenbock.
Visita à Cervejaria Pomerânia
Desde 2024 a Cervejaria Pomerânia recebe turistas e moradores de Pomerode para um passeio guiado, que dura cerca de 40 minutos. Os visitantes mergulham no mundo das microcervejarias e degustam os produtos da marca. A visita é sob agendamento, pelo site cervejariapomerania.com.br.