Mais de 2 mil imóveis em São José ainda apresentam irregularidades nas instalações de esgoto, mesmo após ações educativas e vistorias técnicas realizadas pelo Programa Trato pelo Araújo. Desde o lançamento da iniciativa pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), em março de 2022, a maioria das residências vistoriadas foi regularizada, mas cerca de 30% ainda seguem com problemas que comprometem o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário e o meio ambiente.
“As principais irregularidades envolvem o despejo de água da chuva (pluvial) na rede de esgoto e a ausência ou instalação incorreta da caixa de gordura. Esses problemas podem causar vazamentos e sobrecarga do sistema, especialmente quando calhas e ralos pluviais são ligados à rede coletora, ou a gordura descartada no preparo de alimentos chega à rede de coleta de esgoto sem passar por tratamento, endurecendo e entupindo as tubulações”, explica o chefe de Agência, Luciano Irineo Oliveira.
De acordo com o engenheiro da JPR Ambiental e coordenador do Trato, Tiago Contarato Trés, as equipes seguem atuando nos bairros com foco na regularização. “Temos equipes capacitadas realizando inspeções e orientando moradores gratuitamente. O objetivo é regularizar o maior número possível de imóveis e reduzir a sobrecarga na rede coletora, o que melhora a qualidade dos corpos hídricos da cidade”, destaca. As equipes do Programa reforçam ainda que muitos moradores não sabem que suas instalações estão irregulares e que, em geral, tratam-se de correções simples e que podem ser resolvidas com pequenas adequações.
Como funciona:
O programa Trato pelo Araújo, desenvolvido pela CASAN, atua em diferentes frentes:
- Identificação e correção de irregularidades nas redes de esgoto
- Melhoria da infraestrutura de saneamento básico
- Ações de educação ambiental e orientação à população
- Distribuição de materiais informativos sobre descarte correto de resíduos e importância do saneamento
Desde o início do programa, mais de 3 mil imóveis foram regularizados após receberem orientações das equipes técnicas.
Como participar:
Moradores de São José podem agendar uma vistoria técnica gratuita, com dia e horário definidos conforme a disponibilidade da equipe.
- Telefone: (48) 99203-6873
- Atendimento presencial: Rua das Orquídeas, 325, bairro Bela Vista
O Trato em Números (de março/2022 a agosto/2025):
- Inspeções realizadas: 15.335
- Imóveis vistoriados: 6.003
- Imóveis regulares desde a primeira inspeção: 461
- Imóveis regularizados após orientação do programa: 3.410
- Imóveis ainda irregulares: 2.055
- Bairros atendidos: Campinas, Kobrasol, Bela Vista, Nossa Senhora do Rosário/Floresta e Barreiros