O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville está reforçando a divulgação da campanha “Resgate o Colégio Conselheiro Mafra”, que visa restaurar o prédio histórico e reformar o complexo para abrigar a base de formação dos Bombeiros Mirins.
A iniciativa pretende arrecadar R$ 4 milhões por meio de doações da comunidade e de emendas parlamentares federais e estaduais. A previsão de conclusão da obra é para o final de 2026.
Patrimônio histórico
Criado em 1858 como Escola do Padre Carlos, líder religioso da Colônia Dona Francisca, o prédio passou para a municipalidade em 1906, tornando-se Colégio Joinville sob a orientação de Orestes Guimarães. Em 1911, passou a se chamar Grupo Escolar Conselheiro Mafra, sendo o primeiro do gênero no Estado a ensinar em português, humanidades e idiomas como alemão, francês e italiano.
O projeto de reforma liderado por Orestes Guimarães impulsionou mudanças no ensino de Santa Catarina, dando origem à criação de grupos escolares em todo o Estado.
Como doar
As contribuições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.conselheiromafra.org.br/doe, via cartão de crédito ou PIX.
O portal reúne informações atualizadas sobre o andamento das obras, valores arrecadados e indicadores de transparência. “Por meio desse canal, a comunidade terá condições de acompanhar as ações, se colocando como protagonista em todas as fases”, afirma o diretor executivo da Associação, Luciano Mendonça Seiler, integrante do primeiro grupamento do Programa Bombeiro Mirim há 40 anos.
A campanha é assinada pela agência Hover Leads, em parceria com a Univille, por meio do Centro Memorial e Laboratório de História Oral do Departamento de História, e conta com apoio de veículos de imprensa.
Programa Bombeiro Mirim
Com mais de 40 anos de atuação, o programa atende atualmente 200 jovens, entre 11 e 17 anos, divididos em sete grupamentos por idade. As atividades ocorrem quinzenalmente aos sábados, com acompanhamento de instrutores, equipe técnica e voluntários.
Entre as oficinas oferecidas estão primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar, prevenção a acidentes, combate a incêndios e noções de resgates técnicos.