Nesta quarta-feira (13), São José dá um passo importante para unir educação, cultura e turismo com o lançamento do Projeto “Jovens Guias: Turismo, História e Cidadania”, carinhosamente apelidado de Guia Histórico Mirim. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vai capacitar crianças e adolescentes para conduzir visitantes pelo Centro Histórico da cidade, transmitindo informações de forma clara, confiável e interessante.
O projeto tem como propósito valorizar a história local, unindo pesquisa, tradição e memória. A formação dos jovens guias será baseada em documentos originais, registros oficiais e estudos acadêmicos, mas também dará espaço à oralidade, incorporando lendas, mitos e tradições locais. Além disso, o trabalho incentivará a interpretação crítica, reconhecendo tanto os fatos valorizados quanto as ausências na memória oficial.
Durante os roteiros, os visitantes poderão conhecer o patrimônio histórico, os espaços culturais e as tradições josefenses, incluindo locais como a Igreja Matriz, o Centro Histórico, o Museu Histórico Municipal, a Casa da Cultura, a Biblioteca Pública e demais pontos que preservam a memória da cidade.
O projeto também abordará elementos invisibilizados nos espaços oficiais, como a cultura negra, presente desde o período colonial em manifestações como Batuque, Congado e religiosidade afro-brasileira, e a cultura indígena, com a presença histórica de povos sambaquieiros, Guarani e Laklãnõ Xokleng.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira, o impacto vai muito além do turismo:”Estamos investindo no protagonismo da nossa juventude e na preservação da memória josefense. Os jovens guias serão embaixadores da nossa cultura e da nossa história.”
A diretora de Turismo, Silze Lemos, reforça que a ação aproxima a comunidade do seu patrimônio:”Quando as crianças e adolescentes aprendem sobre o lugar onde vivem, passam a valorizar mais sua identidade e contribuem para que essa história seja preservada para as próximas gerações.”
O evento de lançamento será aberto ao público e contará com a presença de autoridades, educadores, familiares e convidados. A cerimônia acontecerá na Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira, nesta quarta-feira (13), às 14h.
Sobre o Centro Histórico de São José:
Fundado em 1750 por imigrantes açorianos, o Centro Histórico é um ponto estratégico entre serra e litoral, abrigando importantes monumentos e espaços culturais como: Praça Hercílio Luz, Igreja Matriz de São José com sua Irmandade do Rosário e São Benedito, Museu Histórico Municipal Gilberto Gerlach, Theatro Adolpho Mello, Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira, Biblioteca Pública, Câmara Municipal, entre outros.
Serviço:
- Lançamento do Projeto “Jovens Guias: Turismo, História e Cidadania”
- Data: 13 de setembro de 2025 (quarta-feira)
- Hora: 14h
- Local: Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira
- Endereço: Rua Padre Macário, 64 – Centro, São José – SC
- Entrada: Aberta ao público