Os motoristas que passam pelo bairro Forquilhas, em São José, devem ficar atentos. Nesta terça-feira (12), das 12h às 18h, a Celesc realizará a realocação do cabeamento elétrico na Rua Antônio Jovita Duarte, como parte das obras da futura rotatória no cruzamento com a Rua Vidal Vicente de Andrade. Durante o serviço, haverá pontos de paralisação e operação “pare e siga” no trânsito.
A Prefeitura orienta motoristas e motociclistas a buscarem rotas alternativas para evitar congestionamentos. Serão quatro caminhões de grande porte no trecho realizando os trabalhos de transferência da fiação, o que pode gerar lentidão no fluxo de veículos. O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, pede paciência à população e reforça que a obra trará benefícios duradouros.
“A mudança no cabeamento é essencial para adequar a rede elétrica à nova configuração da via e preparar o espaço para a futura duplicação da Antônio Jovita Duarte. É uma obra estratégica para o bairro Forquilhas, que cresce de forma acelerada e precisa de soluções viárias que garantam fluidez e segurança.”
A retirada dos postes de iluminação já foi concluída, e a redistribuição da fiação permitirá a continuidade da construção da rotatória, que terá cerca de 30 metros de diâmetro. O projeto prevê reorganizar o tráfego local e melhorar o acesso à Avenida Prefeito Gervásio José da Silva (Beira-Rio), além de incluir melhorias na drenagem, pavimentação, calçadas e sinalização viária.
De acordo com o plano de mobilidade urbana definido pela Prefeitura em 2021, a intervenção vai se somar à futura duplicação da via e à ligação com a rotatória existente em frente ao supermercado Bistek, criando um conjunto de obras para melhorar a mobilidade e reduzir a dependência da BR-101.
A previsão de conclusão da rotatória é de até três meses. Durante todo o período, podem ocorrer impactos temporários no trânsito, e a recomendação é que condutores redobrem a atenção e respeitem a sinalização no local.