Uma grande operação policial contra a comercialização de produtos falsificados da marca Apple resultou em apreensões também em Jaraguá do Sul. A ação ocorreu nesta quinta-feira (7) e integra a Operação Top Off, deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina por meio da Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Contra as Relações de Consumo (DCAC/DEIC).
No município, agentes da 1ª Delegacia da Comarca apreenderam uma grande quantidade de acessórios falsificados que eram vendidos diretamente ao consumidor em um estabelecimento localizado no bairro Centro.
A operação teve abrangência estadual e contou com o cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão em 16 cidades catarinenses e também em Curitiba, no Paraná. Ao todo, 26 estabelecimentos comerciais, um centro de distribuição, a sede administrativa do grupo e residências dos responsáveis pelas empresas envolvidas foram alvos da ação.
As investigações apontaram que um conglomerado de empresas operava uma ampla rede de distribuição de produtos contrafeitos da Apple, como fones de ouvido, capas de celular e cabos de carregamento. Cerca de 15 mil itens falsificados foram apreendidos, com valor estimado em R$ 750 mil. Também foram recolhidos documentos e equipamentos eletrônicos que devem contribuir para o aprofundamento das apurações.
A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 10 milhões em bens dos investigados, incluindo imóveis, embarcações, veículos e contas bancárias.
Os envolvidos poderão responder por crimes contra a propriedade imaterial, relações de consumo e ordem tributária. As penas variam de dois a cinco anos de reclusão, além de multas.
A operação contou com o apoio do Conselho Estadual de Combate à Pirataria (CECOP), da Secretaria da Fazenda, da Delegacia do Consumidor do Paraná (DECON/PCPR) e de diversas unidades da Polícia Civil catarinense.