Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar resultou, nesta sexta-feira (8), no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e três de prisão em Schroeder e Jaraguá do Sul.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Schroeder, sob responsabilidade do escrivão Marco Willians, e contou com a participação do delegado regional da Polícia Civil de Jaraguá do Sul, Eric Uratani.
Também apoiaram a operação a DIC, DPCAMI, Delegacia da Comarca, canis da Polícia Civil e da PM, o comandante do grupamento de Polícia Militar Diego Santos Ferrão, além do Conselho Tutelar.
Segundo Willians, a investigação teve início a partir de denúncias anônimas e informações repassadas pela Polícia Militar de Schroeder.
“Apuramos indícios de tráfico de drogas, organização para o tráfico e associação criminosa. Recebemos depoimentos de testemunhas que temiam represálias, pois os investigados eram considerados perigosos”, afirmou o delegado.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, o principal alvo foi preso em flagrante após os policiais encontrarem drogas em sua residência.
No total, foram apreendidos R$ 3 mil em dinheiro, porções expressivas de cocaína e pequena quantidade de maconha.
Entre o mandados des prisões, um ocorreu em Jaraguá do Sul e dois em Schroeder. O Conselho Tutelar foi acionado em um dos endereços, onde uma adolescente de 15 anos cuidava sozinha de uma criança de 4 anos. Os pais foram localizados e a mãe recebeu orientações.
Trabalho conjunto
A operação mobilizou 45 policiais. O grupamento da PM atuou com cinco policiais, três cães, duas viaturas e o comandante Diego Santos Ferrão à frente da equipe. Participaram também duas guarnições do Canil da Polícia Civil de Jaraguá do Sul e o Canil da Polícia Civil de Joinville.
De acordo com Ferrão, o trabalho conjunto com a Polícia Civil vinha sendo realizado há meses para identificar pontos sensíveis do tráfico e locais de difícil flagrante.
“No mês passado, tivemos dois mandados de prisão que acabaram sendo relaxados. Agora, foi expedido novo mandado”, explicou.
O comandante destacou que um dos envolvidos mantém um comércio no bairro Sossego, próximo a uma escola estadual.
“Já havia denúncias e até realizamos abordagens, mas nunca conseguimos efetuar o flagrante. Com o mandado de busca de hoje, tivemos sucesso: localizamos entorpecente, balança de precisão e o imóvel fica próximo à escola”, ressaltou.
Segundo as autoridades, o objetivo da operação é impedir que a organização criminosa se estabeleça no município.
Ver essa foto no Instagram