Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Joinville abre 150 vagas para quem tem mais de 15 anos e quer concluir o Ensino Fundamental

Divulgação/Prefeitura de Joinville

Por: Pedro Leal

07/08/2025 - 14:08 - Atualizada em: 07/08/2025 - 14:41

A Secretaria de Educação de Joinville abriu um novo período de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São cerca de 150 vagas para alunos a partir de 15 anos de idade que estejam em qualquer nível de aprendizagem e que ainda não completaram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). O período de matrículas vai até 29 de agosto.

Os interessados devem procurar uma das escolas municipais onde funciona a EJA para fazer a inscrição presencialmente: Adolpho Bartsch (Pirabeiraba), Jaime de Barros Câmara (Comasa), Joaquim Félix Moreira (Paranaguamirim), Laura Andrade (Jardim Iririú), Rosa Maria Berezoski Demarchi (Jardim Paraíso) e Valentim João da Rocha (Vila Nova), além da Escola Municipal de Jovens e Adultos (Itaum).

Grupo Menegotti promove SIPAT 2025 com foco em humanização e participação ativa

Será necessário reunir os documentos, como carteira de identidade, CPF, declaração de vacinas e histórico escolar, e apresentar na secretaria da unidade escolar. A lista completa, com todos os documentos, pode ser acessada no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/InscricaoEJA). Quem não tiver o histórico das séries iniciais, poderá realizar o teste de nivelamento. A matrícula será efetivada no momento da entrega da documentação.

Como funciona a EJA

A EJA é dividida em duas modalidades: primeiro segmento (1º a 5º ano), em que o aluno avança à medida que evolui no aprendizado; e segundo segmento (6º a 9º ano), podendo concluir toda a etapa em dois anos. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h.

Prefeitura de Joinville abre nesta quinta-feira Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária

Para o segundo segmento são duas propostas pedagógicas: a primeira é a EJA presencial, em que as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, com turmas distribuídas em sete escolas-polo da cidade; a segunda proposta é a EJA 4.0, que oferece aulas presenciais em dois dias da semana, das 18h30 às 22h, e três dias de carga horária indireta.

Nas duas propostas, há oferta de qualificação profissional por meio de instituições parceiras. As opções de cursos são nas áreas administrativa, industrial, tecnológica e têxtil. Também há oportunidade de realização de projetos de pesquisa, empreendedorismo ou na área de tecnologia.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).