Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

GAECO realiza nova operação contra organizações criminosas em Joinville

Foto: Divulgação/Gaeco SC

Por: Gabriel JR

04/08/2025 - 08:08 - Atualizada em: 04/08/2025 - 08:28

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou na manhã desta segunda-feira (4), a Operação Impedimentum em Joinville. A ação tem como objetivo aprofundar as investigações sobre crimes ligados a facções criminosas atuantes no sistema prisional de Santa Catarina, com foco especial em possíveis envolvimentos de advogados.

A operação, realizada em apoio à 13ª Promotoria de Justiça de Joinville, cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal do Crime Organizado. Os alvos foram localizados em endereços estratégicos da cidade, considerados essenciais para o avanço das apurações.

A Impedimentum é um desdobramento da 5ª fase da Operação Sob Encomenda, iniciada em 2021. Naquela fase, uma advogada foi alvo de mandados judiciais por suspeita de intermediar comunicações entre membros de uma facção criminosa, atuando como ponte entre presos e integrantes externos da organização.

Durante diligência realizada em 3 de dezembro de 2024, a profissional teria impedido o acesso dos agentes ao seu aparelho celular, com o auxílio de familiares, o que motivou a continuidade das investigações e a nova ofensiva deflagrada nesta segunda-feira.

A Operação Sob Encomenda apura a cooptação de agentes públicos e profissionais do direito por organizações criminosas, que facilitariam práticas ilícitas como a entrada de drogas e celulares em presídios, bem como a articulação entre criminosos presos e em liberdade.

A ação desta segunda contou com apoio tático das polícias Civil e Militar de Santa Catarina, reforçando o trabalho integrado das forças de segurança no combate ao crime organizado.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel JR

Repórter e radialista com 15 anos de experiência na área de comunicação