Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governo prepara ajuda às empresas de SC – Acontece SC

Foto: Eduardo Valente/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

01/08/2025 - 08:08 - Atualizada em: 31/07/2025 - 15:35

O secretário da Fazenda, Cleverson Sievert, está finalizando projeto de ajuda às empresas catarinenses, atingidas pelo tarifaço de 50% imposto pelos EUA, que será apresentado ao governador Jorginho Mello. Alternativas como o crédito de ICMS, postergação de pagamento do imposto e linhas de financiamento estão em estudo como possíveis ações de apoio ao setor produtivo. A expectativa é de que o governador possa anunciar as medidas na próxima semana. O estado será atingido em todas as suas regiões: Grande Florianópolis – empresas de tecnologia, softwares, equipamentos, nanotecnologia e iates de luxo; Sul – segmentos de revestimentos cerâmicos, metais e moda; Norte – autopeças, compressores, motores elétricos, confecções, móveis e eletrodomésticos; Vale do Itajaí – confecções, transformadores e indústria náutica; Oeste – exportações de frango e carne suína, além de máquinas industriais; Meio-Oeste – móveis, papel e gelatina e Extremo-Oeste – móveis de alto padrão e produtos lácteos.

Isentos

Alguns setores como o de aeronaves civis, peças e motores; a indústria madeireira e de celulose; o de carvão mineral, além de metais específicos, como ferro-gusa, silício e ferroníquel ficaram fora da taxação de 50% e beneficiarão regiões como Norte, Sul e Serra Catarinense, num alívio para empresários e trabalhadores.

Impeachment

O senador Esperidião Amin usou as redes sociais para criticar o ministro do STF, Alexandre de Moraes, alcançado pela Lei Magnitsky, imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O parlamentar catarinense destacou que lutará pelo impeachment do magistrado e classificou de “abuso de autoridade” os movimentos realizados pelo membro da Suprema Corte.

TJSC

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) é oficialmente candidato a uma vaga de desembargador do TJSC, via OAB/SC. Advogado há mais de 30 anos, o parlamentar – que já anunciou que não vai concorrer a cargo eletivo – espera conseguir os votos necessários dos advogados de SC para estar na lista sêxtupla do 5º Constitucional, que será enviada ao governador Jorginho Mello.

Feminicídio

Foto: Jeferson Baldo / Agência AL

Coordenadora da Bancada Feminina, a deputada Paulinha (Podemos) repudiou os casos de violência contra mulheres ocorridos recentemente e lembrou números que assombram: em SC, conforme dados do Observatório da Violência contra a Mulher, 51 mulheres foram mortas em 2024. E até junho de 2025, esses números chegaram a 23 casos oficiais de feminicídio.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.