Na manhã desta quinta-feira (31), a Bancada Norte/Nordeste da Assembleia Legislativa de Santa Catarina reuniu-se com o Ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, no Quality Hotel, em Blumenau. Estiveram presentes os deputados estaduais Dr. Vicente Caropreso, Antídio Lunelli e Maurício Peixer. A deputada federal Ana Paula Lima e o secretário de Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, também participaram do encontro.
O objetivo da reunião foi a entrega de um ofício ao ministro, assinado por todos os deputados que compõe a Bancada Norte, solicitando o reinício das obras da duplicação do lote 1 da BR-280, no trecho que vai do entroncamento com a BR-101 até o Porto de São Francisco do Sul.
“É um trecho urbano que está sujeito a congestionamentos constantes e que impacta diretamente o transporte até o Porto de São Francisco do Sul, um dos maiores do Brasil, responsável por escoar grande parcela da produção catarinense. Precisamos dessa atenção urgente”, ressaltou o deputado Dr. Vicente Caropreso, coordenador da Bancada.
Os parlamentares destacaram que a paralisação das obras tem gerado protestos da população e de diversos setores produtivos.
Durante o encontro, Renan Filho comprometeu-se com a retomada das obras. Segundo ele, a licitação deverá ser lançada ainda no segundo semestre deste ano. “Não faltam recursos, o que precisamos concluir é o projeto remanescente. A licitação será aberta no próximo semestre, e se possível, já iniciaremos as obras ainda em 2025”, justificou.
Para Caropreso, o encontro foi bastante produtivo e trouxe informações animadoras, assim como a possibilidade de concessão de vários trechos das rodovias federais de Santa Catarina. “ Foi uma demonstração de união de toda a Bancada e o recado foi dado ao ministro de que nós precisamos resolver essa situação, essa paralisação das obras é traumática e inaceitável”, finalizou.

Durante o encontro, Renan Filho comprometeu-se com a retomada das obras. Segundo ele, a licitação deverá ser lançada ainda no segundo semestre deste ano | Foto: Divulgação