O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina o projeto de lei que institui a Campanha Estadual de Orientação aos Idosos contra as Fraudes e os Golpes no Comércio Eletrônico e na Internet.
A proposta tem como objetivo oferecer ações contínuas de educação, prevenção e orientação para proteger os idosos de crimes virtuais e abusos financeiros, especialmente em um cenário de crescente digitalização e uso de tecnologia.
Segundo Lunelli, os criminosos se aproveitam da boa-fé e da vulnerabilidade digital dos idosos. “Nosso papel é dar informação, orientação e suporte para mudar essa realidade. Além, é claro, de punir com rigor esse tipo de criminoso”, destacou.
A campanha será realizada com frequência ao longo do ano, com ações intensificadas na semana do Dia Nacional e Internacional do Idoso, que ocorre em 1º de outubro. Estão previstas frentes educativas, como cursos, cartilhas e vídeos explicativos, bem como ações preventivas para alertar sobre os principais tipos de golpes aplicados contra idosos.
Outras violências
O projeto de Lunelli também busca combater dois tipos de violência financeira: a pessoal, praticada por familiares ou conhecidos, como a apropriação de cartões de benefícios previdenciários, e a institucional, quando bancos ou financeiras contratam empréstimos sem garantir o devido esclarecimento ao idoso. O texto da lei prevê que o Governo do Estado poderá firmar parcerias com entidades representativas e empresas privadas para ampliar o alcance das campanhas, sempre utilizando linguagem clara, acessível e adaptada à realidade do público idoso.
A divulgação poderá ocorrer em locais estratégicos, como postos de saúde, unidades do CRAS, bancos, igrejas, clubes de terceira idade e meios de comunicação tradicionais, como rádio e TV.
Companhias municipais de teatro recebem homenagem no Legislativo
Em reconhecimento ao talento e à expressiva conquista no cenário das artes cênicas, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou por unanimidade, na sessão de terça-feira (29), uma moção de aplausos às Companhias Municipais de Teatro Adulto e Kefi (Cia. Municipal de Teatro Juvenil). A homenagem, proposta pelos vereadores Charles Salvador (PSDB), Jonathan Reinke (União), Professora Natália Lucia Petry (MDB), Osmair Luiz Gadotti (MDB) e Professor Fernando Alflen (PL), celebra a premiada participação dos grupos no 17º Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno (Nepopó), em Minas Gerais. Vinculadas ao Programa Bolsa Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), as companhias representaram a cidade em um dos mais tradicionais festivais do país e retornaram com um saldo extremamente positivo. Com os espetáculos “Assim Singrou o Barco” (categoria Teatro de Rua) e “Quem Matou Alice no País das Maravilhas?” (categoria Infantil), os artistas jaraguaenses conquistaram público e crítica.

Foto: Divulgação/CVJ
Licença
A vereadora Sirley Schappo (Novo) está em licença não remunerada da Câmara jaraguaense desde o final do mês passado. A parlamentar realizou uma pequena cirurgia e optou pelo afastamento para se recuperar e dedicar atenção a projetos pessoais. Durante esse período, o gabinete da vereadora permanece funcionando normalmente, mantendo o atendimento à população e o andamento das demandas legislativas. Sirley deve retomar as atividades legislativas na próxima semana.
Estacionamento
O vereador Charles Salvador (PSDB) apresentou uma indicação que sugere ao Poder Executivo a regulamentação do uso gratuito, por até 15 minutos, das vagas de estacionamento rotativo destinadas a veículos de duas rodas no Centro de Jaraguá do Sul. A proposta visa garantir mais agilidade aos motociclistas que realizam entregas rápidas, sem a cobrança da Tarifa de Pós-Utilização (TPU). Segundo o vereador, a medida contribui para reconhecer o trabalho dos motoboys e facilitar sua rotina nas áreas com maior circulação