Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Santa Catarina tem a segunda maior taxa de domicílios com internet

Foto: Jonatã Rocha/Arquivo/Secom

Por: Elisângela Pezzutti

26/07/2025 - 10:07 - Atualizada em: 26/07/2025 - 10:13

Santa Catarina tem o segundo melhor resultado na proporção de domicílios com acesso à internet. O estado apresentou taxa de 96,5%, atrás apenas do Distrito Federal, que tem 98%. O índice está acima da média brasileira, que é de 93,6%.

Os dados foram divulgados pelo IBGE na última quinta-feira (24), com os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Os dados compõem o Módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e são divulgados anualmente.

Em relação ao funcionamento de internet móvel no domicílio, Santa Catarina ocupa o terceiro melhor percentual entre as 27 UFs. A proporção no estado é de 95,6%, atrás apenas do Distrito Federal e do estado de São Paulo.

Crescimento na série histórica

De acordo com a PNAD Contínua, Santa Catarina teve um crescimento de 53,64% no número de domicílios com acesso à internet, entre os anos de 2016 e 2024. Esse dado considera todas as formas de conexão à internet, por meio de banda larga, móvel, satélite, entre outras tecnologias.

No período de 2016 a 2024, a quantidade de domicílios com acesso à banda larga cresceu 53,7%. Já a proporção de domicílios com banda larga fixa e móvel aumentou de 51,3% para 77,4% nesse intervalo de tempo. Esse último recorte mostra que mais domicílios passaram a ter acesso simultâneo à banda larga fixa e móvel, ou seja, melhor qualidade e diversidade de conexão.

Em relação à finalidade de acesso à internet, o crescimento de acesso a serviços bancários e a outras instituições financeiras foi de 24,61% entre 2022 a 2024. No mesmo período, o uso da internet para compra ou encomenda de bens ou serviços cresceu quase 14%. Já a utilização para acesso a redes sociais cresceu menos que 5% no intervalo.

O secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, destacou a relação direta entre os dados da PNAD Contínua e os avanços na qualidade de vida em Santa Catarina. “Tivemos a menor taxa de desemprego do país e o menor índice de informalidade entre todas as unidades federativas, no primeiro trimestre de 2025. Além disso, alcançamos o quarto melhor rendimento médio habitualmente recebido em todos os trabalhos, bem acima da média nacional”, afirmou Fabricio.

 

Cobertura na zona rural é de 50,8% | Foto: Anatel/Divulgação

Desafios na área rural

Em relação à área de cobertura móvel e por fibra óptica, o Estado tem a média de cobertura total de 92,3%, enquanto a área rural tem 50,8%. Esse levantamento foi feito pela Diretoria de Desenvolvimento Territorial da Seplan, com base na prévia divulgada pelo IBGE sobre a Malha dos Setores Censitários.

“Diante dos dados apresentados, reconhecemos avanços importantes em nosso estado, mas também um desafio nas áreas rurais. Estamos desenvolvendo estudos robustos sobre a cobertura móvel e por fibra óptica em todo o território catarinense. Mapeamos as lacunas existentes e identificamos as condições potenciais de desenvolvimento, com foco na ampliação do acesso e na redução das desigualdades digitais entre as áreas urbanas e rurais. Alinhados com o Plano de Governo do Jorginho Mello, estamos trabalhando para que a inclusão digital seja uma realidade nas comunidades mais afastadas dos centros urbanos. Entendemos que isso favorece o desenvolvimento, o aumento do emprego e da renda nas áreas rurais”, afirmou o secretário da Seplan, Fabricio Oliveira.

Para o secretário, compreender de forma qualificada os dados oficiais é fundamental. Nesse contexto, a PNAD Contínua é uma das principais fontes de informações sobre a realidade socioeconômica das unidades federativas do país. O módulo TIC da pesquisa identifica o nível de inclusão digital e de desigualdades sociais, as mudanças nos hábitos de consumo por meio da internet e dos dispositivos móveis, tendências nas áreas da educação, saúde, trabalho e economia digital.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.