Existe céu? Claro, é só olhar para cima, lá está ele. E o outro céu, o verdadeiro céu, ou inferno, está dentro de nós. Viver no céu ou no inferno depende muito de nós. Inquieto, como sempre, fui à minha caixa de sapatos, cheia de frases e cópias de todo tipo, e não é que achei uma preciosidade? Essa preciosidade, a que muitos dão de ombro para ela, tem esse nome: “Os Nove Mandamentos”. Nada a ver com religião, são mandamentos para uma vida mais saudável, uma possibilidade a que ninguém se pode negar. Sem perder mais tempo, aqui estão os nove mandamentos da vida saudável: 1º – “Alimentação saudável”. Santa Catarina é o estado onde mais se come ultraprocessados. E as pessoas metidas, “politizadas”, não sabem disso? O 2º mandamento é – “Exercitar-se com prazer”. Exercitar-se todos os dias, mas sem a tolice de levantar ferros, isso é coisa para tratores. O 3º mandamento é singelo, porém uma dificuldade para a maioria: – “Dormir bem”. E dormir bem não é dormir sob efeitos “anestésicos” de comprimidos, receitados por médicos levianos… Agora vem o 4º mandamento: – “Respirar bem e pela barriga”. Não é preciso explicar. No mais é respiração apertada, quase no pescoço… O 5º mandamento é sagaz: – “Ter tempo para si”. Sem essa de que não tenho tempo para mim, trabalho demais… Desculpas desse tipo levam pessoas mais cedo para a UTI… Sem descuidos, então. E agora o 6º mandamento: – “Fortalecer a rede de amigos”. Isso não significa pensar que as centenas de curtidores são amigos, são nada, são desocupados, isso sim. Amigos não conversam por redes sociais, trocam afagos pessoalmente, ué! O 7º mandamento não pode ser relaxado: – “Usar continuamente a cabeça, mantê-la positivamente ativa, tenha a pessoa a idade que tiver”. Desculpas furadas danam a saúde. E o 8º mandamento? É tão antigo quanto às pirâmides do Egito: – “Cultivar a espiritualidade”, que não tem nada a ver com religião, é algo mais elevado, mais saudável. Espiritualidade é uma boa relação com a nossa “alma”, nossa essência. E o 9º mandamento? Bem simples: – “Ir atrás dos pequenos e grandes prazeres”. Coisas simples, nossas, sem olhar para as críticas alheias, abrem-nos a porta da felicidade. Agora me diga, quem não pode seguir os Nove Mandamentos? Os desculpistas. Maioria.
PODER
Homens, frágeis como são, buscam o poder, de um modo ou de outro. Você já notou, é claro, que a cadeira dos reis ao longo da história é chamada de trono, com espaldar alto, aquela petulância… Nada mudou. A cadeira da maioria das “autoridades” de hoje têm espaldar alto, mais alto que as cadeiras dos demais… Tudo para passar a idéia de que para sentar naquelas cadeiras (tronos merrecas) é preciso poder. Coitados.
HIPÓCRITAS
Aconteceu em Florianópolis, fiquei sabendo. Um sujeito pintou todo o muro da casa dele, ficou uma beleza. À noite, vieram pichadores e fizeram uma lambança no muro do cidadão. Houve quem os absolvesse, dizendo que são jovens, são “artistas”, não fazem por mal. Tem cabimento? Se depender de mim, esses “artistas” vão ter muito “pincel” na salinha dos fundos. Vão conhecer o “pincel” nos detalhes…
FALTA DIZER
Está na Bíblia – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Há muitos tipos de verdade, mas vou ficar com as mais óbvias. As verdades que o nosso jornal publica, as notícias que o rádio passa e os telejornais nas tevês. Fontes não faltam, o que falta é cidadania responsável para muitíssimos. Resultado? Leviandades eleitorais.