Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A difícil missão dos senadores – Acontece SC

Foto: Divulgação/Agência Senado

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/07/2025 - 07:07

Com o catarinense Esperidião Amin (PP) presente, a comitiva de senadores seguiu na sexta-feira para os Estados Unidos, a fim de abrir negociações com a difícil missão de tentar reverter a taxação de 50% imposta pelo presidente Donald Trump às exportações brasileiras, com início previsto para 1° de agosto. O presidente norte-americano não parece disposto a rever suas ideias, mesmo assim os senadores farão reuniões em Washington, com empresários dos dois países e, depois, com parlamentares norte-americanos. “Não vou errar por omissão. Nosso sonho é conseguir prazos, tempo para preservar empregos. Se não der certo, posso dizer: não fiquei sentado, esperando”, disse Amin nas redes sociais. A comitiva é liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS) presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, e tem, além de Amin; Tereza Cristina (PP-MS), Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo; Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE) e Carlos Viana (Podemos-MG).

Fiesc

A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) realiza nesta segunda-feira à tarde a primeira reunião aberta do Comitê de Crise sobre o tarifaço dos EUA. No encontro, será lançada pesquisa para medir os impactos da entrada em vigor das tarifas de 50% sobre o setor industrial. A entidade quer ouvir empresários para subsidiar propostas e encaminhamentos para a crise.

Armas

Deputado estadual Alex Brasil (PL) protocolou o PL 0365/2025, que propõe a redução da alíquota do ICMS de 25% para 12,5% sobre a aquisição de armas de fogo e munições novas por pessoas físicas residentes em SC, bem como a isenção total do imposto para agentes da segurança pública estadual, quando a compra for destinada ao uso pessoal.

Edital

As inscrições de projetos para o Edital de Emendas Participativas, do deputado estadual Mário Motta (PSD), seguem até o dia 7 de setembro. O programa seleciona projetos por meio de um edital aberto a todas as entidades e instituições sem fins lucrativos do estado. As inscrições e todas as informações estão disponíveis em www.deputadomariomotta.com.br.

Socialização

Foto: Jaqueline Noceti / Sejuri

Sabe aqueles tachões usados na sinalização das estradas e que ajudam a organizar o fluxo de veículos? Pois eles estão sendo feitos na Colônia Agrícola de Palhoça, na Grande Florianópolis Mais de 50 presos trabalham diariamente na produção dos tachões, seguindo os padrões técnicos exigidos para instalação em rodovias. A produção média chega a 12 mil tachas por dia.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.