A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou neste mês a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), voltada a adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos. A ação, que segue diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças graves como o câncer de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta.
A vacina contra o HPV protege contra os principais tipos do papilomavírus humano responsáveis pela maioria dos casos de câncer do colo do útero — um dos mais comuns entre as mulheres —, além de prevenir verrugas genitais e outros tipos de câncer relacionados ao vírus, como os de ânus, pênis, vulva, vagina e orofaringe.
O imunizante está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. As equipes de saúde estão mobilizadas para garantir que nenhum jovem dessa faixa etária fique sem a imunização. Atualmente, o esquema vacinal contra o HPV é composto por dose única — o que facilita a adesão e garante proteção eficaz contra os principais tipos do vírus.
“O HPV é um vírus silencioso, altamente transmissível e pode causar complicações sérias. A vacinação é segura, eficaz e a principal forma de prevenção”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica de São José, Katheri Zamprogna. A ação em São José está alinhada ao esforço nacional e estadual de resgate vacinal desse público.
Além de prevenir doenças, a estratégia contribui diretamente para a redução de casos de câncer relacionados ao HPV. A Prefeitura orienta que os jovens ou responsáveis procurem a UBS mais próxima para verificar a situação vacinal e garantir a proteção.
Serviço
- Onde se vacinar: Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São José;
- Público-alvo: Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não tomaram nenhuma dose da vacina contra o HPV; Pessoas de 9 a 14 anos, também devem colocar sua dose em dia!
- Esquema vacinal: Dose única;
- Dúvidas: Diretoria de Vigilância Epidemiológica – Secretaria de Saúde de São José;
- Vacinar-se é um ato de autocuidado e responsabilidade. Não deixe para depois. Atualize sua caderneta vacinal e incentive outros jovens a fazer o mesmo.