Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Orquestra de Baterias de Florianópolis retorna ao Largo da Catedral

Foto: Divulgação/Toia de Oliveira

Por: Ewaldo Willerding Neto

25/07/2025 - 08:07

A Orquestra de Baterias de Florianópolis realiza sua 12ª edição no dia 16 de agosto de 2025, às 15h, com o retorno simbólico ao seu endereço de origem: o Largo da Catedral Metropolitana, no coração da capital catarinense.

Maior evento do gênero nas Américas e o único no mundo a acontecer anualmente, sem interrupções desde 2013, a Orquestra de Baterias de Florianópolis deve reunir mais de 300 bateristas de todas as idades e regiões do Brasil. O evento é gratuito e transforma o Centro da cidade em palco coletivo, unindo formação musical, cultura urbana e impacto direto na economia criativa local.

“A Orquestra de Baterias tem um papel fundamental na ocupação cultural da cidade. Ela promove encontro, formação, diversidade e leva milhares de pessoas ao centro histórico por um motivo coletivo: a música. É um projeto que gera impacto artístico, econômico e social”, diz Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural.

Para esta edição, o repertório inclui 14 músicas com arranjos adaptados para execução por dezenas de bateristas em sincronia: “The Emptiness Machine” (Linkin Park), “Give It Away” (Red Hot Chili Peppers), “Drive” (Incubus), “Sharp Dressed Man” (ZZ Top), “A Feira” (O Rappa), “Teenagers” (My Chemical Romance), “Somebody Told Me” (The Killers), “She Sells Sanctuary” (The Cult), “Keep on Rocking in the Free World” (Neil Young), “Stay” (Oingo Boingo), “Rock You Like a Hurricane” (Scorpions), “Além do Horizonte” (Jota Quest), “Justice” (Luciano Bilu) e “Surrender” (Orquídea Negra).

A regência deste ano será compartilhada entre quatro nomes com trajetórias diversas: Alexei Leão, Ginho Bernardes, Richard Boldan e Mariel Maciel. Além disso, uma banda ao vivo, formada pelos músicos Andrey Riley (Baixo), Hique d’Ávila (Guitarra), Maurício Gonçalves (Teclado) e Oto Novaes (Guitarra).

A 12ª Orquestra de Baterias de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural com apoio cultural da Ibagy. Patrocínio Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Serviço

  • O quê: Orquestra de Baterias de Florianópolis – 12ª edição
  • Data: 16 de agosto de 2025
  • Horário: 15h
  • Local: Largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis
  • Entrada Gratuita para o público; músicos participam mediante inscrição prévia (já encerradas)

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.