Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Sem orçamento, MEC suspende compra de livros didáticos de ciências, história e geografia

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

22/07/2025 - 19:07

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a compra de livros didáticos de ciências, geografia e história no PNLD (Programa Nacional do Livro e Material Didático) por falta de orçamento.

As informações são do portal R7.

Governo libera R$ 20,6 bi do Orçamento de 2025

De acordo com a pasta, somente os livros de português e matemática usados no ensino fundamental das escolas públicas serão comprados de forma prioritária – o restante será adquirido “de forma escalonada”.

A estimativa é que cerca de 30 milhões de exemplares deixem de ser comprados com essa medida, apenas considerando os ensinos iniciais.

Jaraguá do Sul conta com ateliê pedagógico que foca na inovação e experimentação com as crianças

Em nota, o MEC explicou que teve que adotar a compra “escalonada” pelo “cenário orçamentário desafiador e a importância inequívoca de manutenção do PNLD para a Educação pública do Brasil”.

“O FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] adotou a compra escalonada como estratégia para o ensino fundamental, atendendo a uma demanda das redes de ensino e em consonância com a avaliação das equipes pedagógicas do programa, começando pelas áreas de língua portuguesa e matemática, e complementando posteriormente com obras das demais áreas”, diz a nota.

Segundo o MEC, “as compras para a EJA, cuja licitação está na fase final, estão garantidas”. “As estratégias para o ensino médio serão definidas na sequência”, informou.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).