Morreu nesta terça-feira (22), o cantor e compositor britânico Ozzy Osbourne, pioneiro do heavy metal e líder da banda Black Sabbath. O músico, que sofria do mal de parkinson, fez um show de despedida de sua carreira em 5 de julho para um estádio lotado na cidade de Birmingham, onde nasceu. Foi a primeira vez em 20 anos que a formação original do Black Sabbath se apresentou junta. A causa da morte de Ozzy ainda não foi divulgada.
“É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento”, declarou a família em nota divulgada nesta terça-feira.
- Por que algumas pessoas detestam comemorar aniversário? Psicólogos explicam
- Saiba como gatos e cachorros escolhem seu humano preferido na casa

Ozzy com a neta | Foto: Reprodução redes sociais
Primeira banda na adolescência
John Michael Osbourne nasceu em 1948. Ainda criança, recebeu o apelido de Ozzy (variação de Osbourne) que o acompanharia ao longo da vida. Aos 20 anos, formou sua primeira banda, batizada de The Polka Tulk Blues Band, nome que mudou para Polka Tulk e depois para Earth. Mas, como já havia outro grupo musical com o mesmo nome, em 1969 eles a rebatizaram de Black Sabbath, inspirados no título de um filme de terror. Nos anos 1970, devido à atmosfera sombria e pesada da banda, Ozzy ganhou o apelido de “Príncipe das Trevas”.
Depois que deixou a banda britânica, o cantor iniciou uma bem-sucedida carreira solo com o disco Blizzard of Ozz (1980), lançando ao todo 13 álbuns de estúdio e emplacando sucessos como Crazy Train, Mr. Crowley, Mama, I’m Coming Home, Bark at the Moon e No More Tears.
Um dos episódios mais folclóricos de sua carreira aconteceu nos anos 1980, quando, durante um show, alguém da plateia atirou um morcego no palco e o músico, achando se tratar de um artefato de plástico, mordeu a cabeça do animal e teve que tomar várias doses de vacina contra a raiva. O medicamento acabou lhe causando diversos problemas de saúde, incluindo choques anafiláticos.
Ao lado de sua mulher e empresária Sharon Osbourne, Ozzy promoveu, em 1996, a primeira edição do Ozzfest, onde se apresentaram as bandas Sepultura, Slayer, Powerman 5000, Biohazard, Fear Factory e Cellophane, entre outras. O evento foi realizado nos anos seguintes, sempre com foco no rock pesado.