Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Com parlamento em recesso, oposição cria três comissões em prol de Bolsonaro

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Por: Pedro Leal

21/07/2025 - 20:07 - Atualizada em: 21/07/2025 - 20:31

Deputados da oposição decidiram criar três comissões de mobilização em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da anistia aos envolvidos nos atos em 8 de de janeiro.

A criação das comissões foi anunciada pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ). As três entraram em funcionamento nesta segunda-feira (21), apesar do recesso parlamentar..

“Nós criamos três comissões de trabalho que vão trabalhar hoje, amanhã, todo o recesso se houver necessidade”, comentou Sóstenes sobre a mobilização pró-Bolsonaro, em coletiva da oposição nesta segunda-feira.

Oposição abre ofensiva pró-Bolsonaro e contra “ditadura da toga”

“Nós, como parlamentares, nos autoconvocamos e temos aqui presidentes de algumas comissões na Câmara que amanhã estão convocadas e acontecerão as reuniões.”

Os presidentes Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB) confirmaram que não haverá atividade legislativa até o início de agosto, data em que estará vigente o aumento na taxa de importação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo o líder do PL na Câmara, as mobilizações pró-Bolsonaro vieram dos próprios parlamentares. O líder do PL na Câmara ainda comentou que o Legislativo não está em recesso parlamentar oficialmente, visto que o Congresso Nacional não aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) antes do fim do semestre.

“É bom lembrar que nós não estamos em recesso como em outros anos. Nós estamos em recesso branco porque regimentalmente nós não voltamos a LDO”, afirmou Sóstenes. “Pelo regimento, nós não estamos nem em recesso.”

Moraes abre apuração sobre insider trading antes de tarifaço de Trump

A primeira comissão será presidida por Gustavo Gayer e será responsável por “alinhar entre todos os parlamentares de oposição a nossa comunicação”. A segunda será liderada pelo deputado Cabo Gilberto, e responderá pelas “mobilizações internas na Câmara e no Senado para que nossas pautas sejam finalmente respeitadas por ambos presidentes das Casas”.

A última comissão será liderada por Zé Trovão e Rodolfo Nogueira, e atuará na mobilização popular. Segundo Sóstenes, eles foram nomeados por conta da proximidade com os segmentos do agronegócio e dos caminhoneiros,

“Esta comissão porque nós vamos dar voz ao presidente Bolsonaro. Tudo isso, essas decisões de censuras a presidente, é pensando que ele vai ficar isolado e sem voz. A partir de agora, nós teremos estratégias de comunicação e daremos voz ao presidente Bolsonaro mais do que nunca”, comentou Sóstenes.

Sóstenes afirmou que a primeira manifestação está marcada para o dia 3 de agosto, em todas as capitais do Brasil. Ao sair do Congresso Nacional, Jair Bolsonaro mostrou tornozeleira eletrônica e afirmou ser inocente.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).