No próximo sábado (26), a Casa Izabel, com apoio de parceiros e patrocinadores, promove uma feijoada com o objetivo de arrecadar recursos para a entidade. O preço do cartão é R$ 45 e reservas podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (47) 98497-2649. Os interessados deverão retirar a feijoada pelo sistema drive-thru, entre 11h30 e 14h, na igreja da Comunidade Pastor Albert Schneider, localizada na Rua Floriano Stahelin, 124, no bairro São Luís.
De acordo com a presidente da entidade, Jusara Chrast, toda a renda obtida com o evento será destinada à finalização da Casa Izabel. “Estamos concluindo os detalhes da casa, pequenas coisas que ainda estão faltando, como por exemplo, a colocação de uma cortina, aquisição de roupas de cama, utensílios de cozinha, um berço a mais, uma poltrona de amamentação, enfim, esses pequenos detalhes que faltam para deixar tudo pronto para a inauguração”, informa Jusara.
Ainda de acordo com a presidente, está em andamento o processo burocrático da entidade, que envolve a emissão de alvarás por parte da prefeitura. “Então, estamos aguardando essa documentação, que é um processo normal. Enquanto isso, também estamos conversando com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu sobre a questão dos credenciamentos, por meio dos quais as cidades da região irão comprar vagas para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade”, completa.
A construção da Casa Izabel teve início em março de 2023 e, embora o prédio esteja praticamente concluído, ainda não foi definida a data de inauguração, justamente porque ainda falta concluir a parte burocrática. “Nesse tempo também teremos uma resposta da Amvali sobre o credenciamento das vagas. As coisas estão caminhando conforme o previsto”, afirma a presidente.
A entidade terá como principal objetivo o acolhimento provisório para mulheres em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar. Com capacidade para abrigar até 24 mulheres, acompanhadas dos filhos, se necessário, a Casa Izabel oferecerá acolhimento psicológico, social e de saúde, e cada área será equipada com sala de atendimento própria. Os dormitórios são no formato de suíte, com banheiros que respeitam as regras de acessibilidade. O acolhimento será 24 horas com recepção em tempo integral e vigilância permanente.
Homenagem a Izabel Kikue Yamada
O terreno de 1.824,83 metros quadrados, localizado na rua Emílio Otto Augusto Oldenburg, no bairro Jaraguá 99, onde foi construída a Casa Izabel, é uma doação da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O nome da entidade homenageia a idealizadora do projeto, Izabel Kikue Yamada, voluntária da Comunidade Terapêutica Novo Amanhã, que faleceu em agosto de 2022.
Veja imagens do projeto e do estágio atual de construção da Casa Izabel: