Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Menegotti investe em tecnologia de corte a laser para ampliar produtividade na unidade de Corupá

Divulgação/Menegotti

Por: Pedro Leal

18/07/2025 - 13:07 - Atualizada em: 18/07/2025 - 13:59

Com foco na modernização industrial e no aumento da produtividade, o Grupo Menegotti realizou um novo investimento estratégico na unidade Menfer, localizada em Corupá. A empresa acaba de incorporar ao seu parque fabril uma máquina de corte a laser de última geração, voltada para tubos e perfis metálicos, como vigas, cantoneiras e tubos redondos ou quadrados, com espessura de até ½ polegada.

Construção civil de SC é responsável por 5,5% do PIB do setor

A nova tecnologia oferece uma performance aproximadamente 30% superior em comparação a modelos anteriores, o que representa um avanço significativo na produção. Um dos diferenciais do equipamento é a possibilidade de utilizar ar comprimido gerado internamente, eliminando a necessidade de gases adicionais como oxigênio ou nitrogênio.

O novo equipamento é capaz de processar materiais com comprimento de até 6.500 mm e peso de até 150 kg, oferecendo alta precisão e acabamento superior. A aquisição está inserida em um plano maior de modernização da fábrica, alinhado aos princípios da Indústria 4.0, e já demonstra resultados positivos.

Porto de São Francisco mantém ritmo de alta na movimentação de cargas

Segundo Cidemar Ribeiro, gerente industrial do Grupo Menegotti, a decisão pela compra foi motivada, principalmente, pelo aumento da demanda. “Estávamos comprando horas de corte a laser de terceiros para atender nossos clientes. Com essa nova máquina, ganhamos autonomia, ampliamos nossa capacidade e reduzimos custos operacionais”, explica.

Para garantir o pleno aproveitamento do novo maquinário, a Menegotti investiu também na capacitação da equipe. “Enviamos dois técnicos de processos para um treinamento intensivo na fábrica da BLM Group, na Itália, uma empresa com mais de 60 anos de mercado presente no mundo todo. Além disso, eles também participaram de quatro dias de treinamento in loco aqui na unidade”, afirma Ribeiro.

A expectativa é que o investimento contribua diretamente para o alcance de novas metas de produtividade e qualidade, com cortes mais rápidos, precisos e compatíveis com as exigências técnicas do mercado. “A precisão dimensional e o acabamento da máquina a laser são notáveis e agregam valor ao produto final, reforçando nosso compromisso com a excelência”, completa o gerente industrial.

Com esse movimento, o Grupo Menegotti reafirma sua aposta em inovação tecnológica como ferramenta para impulsionar o crescimento sustentável e competitivo no setor metalmecânico.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).