No livro “Crimes em nome de Deus”, o escritor Fernando Bastos cita um estudo da Organização Mundial da Saúde de 2012 que previa em 2030 a depressão como a doença número um do mundo. Li o livro em 2015 e o coloquei no meu livreiro. Deixei passar, porém… Agora, mais do que nunca, os pesquisadores da OMS parecem que vão ter 101% de razão, ou já têm essa razão. Vivo dizendo aqui, e sou apedrejado por isso, que depressão não é doença. É uma reação sutil das pessoas com baixa autoestima, pessoas que mesmo sendo lisongeadas nesta sociedade hipócrita vivem mal com elas mesmas. Depressão não é doença que se trate com medicamento. E de onde vem essa depressão coletiva de hoje, esse abatimento existencial? Vem especialmente desta sociedade das mensagens fáceis, multiplicadas, imediatas e que abatem os que não se garantem, os que vivem na corda bamba dos julgamentos alheios e, sobretudo, de si mesmas. Quem se vê correto, digno, ainda que não tenha onde cair morto, não se abate diante das futilidades alheias, das mentiras coletivas. Dia destes, um amigo, de 74 anos, me contou que fez um balanço da vida dele e… Afrouxou a cinta, respirou fundo e deu-se por realizado. Realizado materialmente, boa aposentadoria, bom dinheiro investido, boa casa, tudo numa boa financeiramente, mas… O amigo andava depressivo. E ele se perguntava da razão? Ora, a razão era sua vida vazia. Muitos pensam que parar de trabalhar é o paraíso na terra, coitados, não sabem o que lhes espera na vida. Alguns dias de ócio nada contra, porém… Um feriado eterno é o fim dos tempos. Aliás, se alguém tivesse poder para dar férias a todos os humanos ao mesmo tempo, 30 dias sem fazer nada, o mundo inteiro… Isso seria a aceleração do fim do mundo, a começar pelas desavenças familiares. Como se sai da depressão? Depende de cada pessoa, de seus valores, de sua autoestima, mas… Duvido que alguém diante de um estimulante desafio, algo de que a pessoa seja capaz de ultrapassar, um encantamento pessoal, enfim, duvido que essa pessoa caia em depressão. Vidas vazias estão sempre com um pé na depressão, e vida vazia nada tem a ver com o trabalho. É bom acordar. Aliás, o despertador da depressão está tocando, ó…
NOVELAS
As melhores novelas do passado não chegariam perto das “novelas” vividas hoje, pessoalmente, por muitas pessoas nesta sociedade das enganações. Acabo de ler sobre um adolescente que sumiu de casa por ter ido atrás de uma namorada virtual. Esse tipo de fato se repete entre pessoas de todas as idades. No caso dos jovens, ausência de pai e mãe. São os órfãos de pais vivos, maioria dos jovens. No passado se diria que lhes faltou chinelo…
DRAMA
Falei dos jovens que mesmo tendo pais vivos não têm pais para educá-los, os pais lavam as mãos, pais de “cio”… Sim, e desta outra manchete, o que dizer? – “Após término de namoro, adolescente asfixia, mata e joga recém-nascido em lixão”. Sexo soube fazer, direitinho… E respeitar a vida de quem ela mesma gerou para a vida? – Ah, mas tudo se explica porque ela foi abandonada pelo namorado. Eu imagino o tipo de namorado. A canalhada anda solta, e protegida.
FALTA DIZER
Os pais que forem pais de verdade, pais a puxar severamente a corda da disciplina na vida infantil de seus filhos, vão deitar e dormir no futuro. Os outros vão roer a corda dos remorsos e do abandono. Não apostem.